Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em uma semana

Londrina tem aumento de 102% nos casos da Covid-19 em uma semana

Pedro Marconi/Grupo Folha
24 mai 2020 às 20:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de casos de coronavírus em Londrina aumentou 102% em uma semana. No dia 17 de maio eram 134 confirmações e o boletim de domingo (24), divulgado pela prefeitura, apontou 272 registros positivos, ou seja, crescimento de 138 casos. Cento e vinte e duas pessoas já se curaram e outras 164 aguardam o resultado de exames. A cidade tem 130 casos ativos, com 111 pessoas em isolamento domiciliar, 13 internadas em enfermaria e seis em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, o crescimento se justifica por mais testes aplicados, que passaram de 23 por dia, em média, para 90, e pelo surto da doença na Santa Casa. Na última semana, 65 profissionais da área da saúde apresentaram resultado positivo para a Covid-19. A maioria atua na Santa Casa. "Vejo pessoas preocupadas que está subindo e vai subir. Não é para ficar apavorado, mas também não dá para relaxar, pelo contrário”, frisou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


LEIA TAMBÉM:

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Leste

Suspeita de bomba isola trecho da avenida Celso Garcia Cid em Londrina

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive

Imagem de destaque
Entre 9 e 13 de maio

Cidadão Cinekombiclube abre inscrições para a oficina “Faça seu Curta”


- Paraná tem 153 mortes confirmadas por Covid-19

Publicidade


- Suspeito de estar com Covid-19 não pode sair de casa


Cidades com porte parecido ao de Londrina apresentam situação pior ou parecida, como Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC) e Maringá (Noroeste), que têm 794, 386 e 271 confirmações, respectivamente. Entretanto, segundo Belinati, a tendência é que a situação piore nas próximas semanas no município, com o período coincidindo com a expansão de casos de outras doenças respiratórias.

Publicidade


"Em maio vai subir, junho também, quando deve acontecer o platô. Entre o final de junho e começo de julho vai ‘chocar’ com H1N1 e outras doenças respiratórias. Isso vai refletir na ocupação de leitos”, projetou, durante transmissão on-line nas redes sociais, na noite de domingo. "Se tiver o risco de colapso no sistema de saúde, teremos que suspender novamente as atividades econômicas”, avisou.


A atual taxa de ocupação geral de leitos, levando em conta todas as doenças, está em 47%. Já foram descartadas 1.656 notificações para o coronavírus em Londrina.

Publicidade


Idosos


Durante o fim de semana, os resultados dos exames na instituição de longa permanência em que vivia um idoso de 94 anos que faleceu pelo Sars-CoV-2 deram negativo. Foram testados 65 idosos, além de 52 funcionários, que também não apresentaram a presença do vírus. Outras duas instituições que mantém convênio com o poder público municipal vão passar pela testagem em massa a partir desta segunda-feira (25).



Fiscalização

Belinati ainda lamentou o descumprimento dos decretos municipais, que limitaram o horário de funcionamento de estabelecimentos, proibiram o uso de narguilé e vedaram a utilização de espaços públicos de lazer. Nos últimos dias foram encerrados 13 jogos de futebol, uma festa na Gleba Palhano, na zona sul, e interditado dois bares e uma tabacaria. "Foram fechados por uma semana e se não cumprir de novo vão perder o alvará. Não terá parcimônia para isso”, garantiu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade