Após as recentes reclamações por conta do gosto e do cheiro da água disponibilizada pela Sanepar, um novo problema vem tirando o sossego de moradores da zona norte de Londrina.
Pelo menos mil famílias que vivem em três condomínios residenciais no Jardim Maria Celina estão enfrentando problemas com a falta d’água desde o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
Karina Bueno, síndica dos condomínios verticais Trancoso e Flor de Lótus e representante do condomínio horizontal Viva Londrina, todos localizados na rua Rosalvo Marques Bonfim, explica que o primeiro sinal de que o abastecimento da água não estava normal ocorreu em 23 de novembro, uma vez que a vazão estava menor do que a de costume.
Leia mais:
Falecimentos dos dias 10 e 11 de maio de 2024 em Londrina e região
Após três dias sem notícia, moradora de Londrina consegue contato com irmão em abrigo no RS
Defesa Civil de Londrina suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul
Obras da Sanepar vão afetar abastecimento de água em bairros de Londrina nesta terça
Já no domingo (24), por volta das 17h, ela recebeu ligações de moradores afirmando que a água já não estava mais saindo das torneiras.
A síndica abriu um protocolo na Sanepar, mas o site da concessionária dizia que a falta d’água era uma situação emergencial por conta da chuva do dia anterior, em que houve uma queda de energia.
O principal problema apontado por ela foi que muitos moradores precisaram desmarcar compromissos ou comemorações, já que “não tinha água nem para tomar um banho”.
Na segunda-feira (25), dia de Natal, a água retornou, mas pelo fato de a caixa d’água estar vazia e a grande maioria dos moradores estarem em suas casas, ela não conseguia encher para normalizar a situação. Na terça-feira (26), a falta de água voltou a afetar os mais de mil moradores dos condomínios.
Ao procurar à Sanepar, ela conta que recebeu justificativas para a falta de água, que vão desde a queda de energia até o fato de que os condomínios ficam em uma região próxima ao final da avenida Saul Elkind, sendo as últimas pessoas a receberem água.
Por conta das cobranças, Bueno conta que a Sanepar enviou três caminhões-pipa para abastecer os condomínios Flor de Lótus e Trancoso, sendo que cada um comporta 20 mil litros, na noite de terça-feira.
Para o Viva Londrina não foi necessário, já que a distribuição da água estava normalizada pelo fato de ser um condomínio de casas.
A Sanepar enviou novos caminhões-pipa durante esta quarta-feira (27), mas a falta de água, aponta Bueno, tem acontecido apenas após às 19h, sendo o momento em que a maior parte dos moradores dos condomínios chega do trabalho.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: