Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste sábado

Movimento que quer separar o Sul do Brasil fará plebiscito em Londrina

Isabela Fleischmann/Redação Bonde
04 out 2017 às 18:25
- Adriano Winkler
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Paranaenses, catarinenses e gaúchos irão às urnas neste sábado (7) para votar pela separação da região Sul do restante do Brasil. Londrina terá quatro locais de votação. O plebiscito é organizado pelo movimento "O Sul é meu País".

A votação, chamada Plebisul, não possui validade legal, no entanto. A coordenadora geral do plebiscito, Anidria Rocha, conta que a votação é apenas uma consulta informal para pesquisar a opinião dos sulistas. "Estamos na parte de pesquisar e conscientizar a população. É uma forma pacífica e democrática para a população se manifestar."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Anidria relata que o papel do movimento é mostrar para o povo que o Sul pode formar um país próspero se for independente de Brasília. "Brasília não representa os Estados. É uma farsa."

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo de 2024

Mutirão entrega cartões Comida Boa neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Previsão do tempo

Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas

Imagem de destaque
Obras de melhoria

Regiões Norte e Leste de Londrina ficam sem água na segunda e na quinta-feira

Imagem de destaque
Formado na UEL

Poeta paranaense lança livro no Sesc Cadeião nesta sexta-feira


A votação será em papel impresso. Nas cédulas, os eleitores vão responder à pergunta: "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?". Os sulistas poderão votar "sim" ou "não".

Publicidade


De acordo com a organização do Plebisul, todos os eleitores dos três Estados do Sul, independentemente de suas origens no Brasil ou no mundo, têm direito a votar. A condição mínima é que o cidadão seja maior de 16 anos e eleitor de um dos três Estados.


Não será exigido documento para a votação. Mas Anidria conta que, para os eleitores que quiserem assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) do Plebiscito Consultivo Oficial no sábado (7), será exigido o título eleitoral.

Publicidade


"Em 2018, vamos entrar com um projeto de lei, que será encaminhado para as assembleias legislativas dos três Estados, para buscar um plebiscito oficial."


De acordo com o movimento, a previsão é de que esse documento seja entregue em maio de 2018 para as assembleias, fazendo com que os deputados do Sul aprovem a convocação, por força de lei, de um plebiscito consultivo oficial.

Publicidade


É a segunda vez que o movimento realiza esse tipo de consulta. Segundo a coordenadora, em outubro do ano passado, 616 mil pessoas participaram. Deste número, 96,74% dos eleitores votaram "sim".


Anidria diz ainda que neste sábado (7) é esperado 1 milhão de eleitores nos três Estados, o equivalente a 5% dos votantes do Sul. "Dobramos o número de urnas e de municípios participantes". Serão quase 3 mil urnas em 900 cidades.

Em Londrina, os eleitores poderão votar na Avenida Américo Deolindo Garla, 224, Pacaembu; na Barragem do Lago Igapó (Rua da Canoagem, 115, Igapó); em frente ao Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85, Centro); e em frente a loja Frutos de Goiás (Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 980, Lima Azevedo) das 8h30 até às 17h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade