Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Zona oeste

Município debate ações para recuperar cratera do Jardim Santa Rita

Redação Bonde com N.Com
17 fev 2017 às 18:05
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi realizada nesta sexta-feira (17), na Prefeitura de Londrina, uma reunião para debater e definir as próximas atividades a serem realizadas na região da cratera localizada no Jardim Santa Rita, na região oeste de Londrina. Representantes de secretarias municipais e órgãos locais avaliaram a progressão dos trabalhos e a atual situação da área do entorno da erosão, que fica próxima da nascente do Ribeirão Quati. A última reunião havia ocorrido em janeiro deste ano.

Em janeiro, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Defesa Civil, notificou os moradores das cinco residências que ficam próximas ao local da erosão. Junto com a CMTU, foi feita a instalação de placas de advertência para sinalizar a interdição do espaço como área de risco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, a Defesa Civil tomou as providências necessárias, conforme havia sido estabelecido, e os moradores foram notificados e estão cientes do risco e perigo a que estão submetidos naquele local. "A próxima etapa será conseguir, no início da próxima semana, a autorização de um dos moradores, que tem a área dos fundos de seu terreno de frente para o buraco, para a liberação de espaço para a instalação de um cano temporário. Após isso, a Secretaria de Obras e a Sanepar irão continuar os trabalhos no local ainda na semana que vem", informou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovado em primeira votação

Reajuste: Agentes de saúde e endemias de Londrina vão receber acima do piso nacional

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Sábado de Aleluia

Segunda bênção aérea sobre Londrina terá participação de sacerdotes da Rádio Alvorada


O coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson, disse que as medidas foram tomadas tendo como principal objetivo garantir a proteção dos moradores que residem no entorno da área de erosão da cratera. "Restringimos o movimento naquela área conseguindo o fechamento de um portão de acesso, o que já diminuiu sensivelmente o fluxo de pessoas. Nossa intenção é evoluir nos trabalhos para prover mais segurança a essa população. A erosão aumentou com as chuvas fortes que ocorreram nesse período, mas os trabalhos terão continuidade para que a recuperação da cratera ocorra", frisou.


Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouti, o projeto de drenagem ainda precisa ser definido em alguns pontos da região, o que ainda não foi concretizado por conta do mato alto e das chuvas que não permitiram o avanço deste levantamento. "Porém, outros estudos já foram feitos e agora estamos aguardando a finalização dos estudos topográficos para concluir de fato o projeto de drenagem. Em parceria com a Sanepar, vamos realizar um desvio da tubulação de drenagem que existe naquela área utilizando tubos metálicos. O objetivo é conter a água que fica correndo para a erosão constantemente, para que possamos iniciar a etapa de terraplanagem e fechamento da cratera. Com a autorização da Defesa Civil, começamos isso imediatamente", informou.

Uma nova reunião para o acompanhamento dos serviços será realizada no mês de março, na Prefeitura de Londrina. Também participaram da reunião a secretária municipal do Ambiente (Sema), Roberta Queiroz, técnicos da Sanepar, representantes da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), do gabinete da Prefeitura e o vereador Vilson Bittencourt.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade