Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Londrina

Município realizou 144 castrações de cães e gatos em quase 1 mês

Redação Bonde com N.Com
26 out 2017 às 18:00
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Programa Municipal de Castração foi reiniciado em 22 de setembro. Desta data até esta quinta-feira (26), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 144 castrações de cães e gatos, além de procedimentos de vermifugação e vacinação.

Esses animais estavam na fila de espera do município e pertencem ao grupo das Organizações Não Governamentais (ONG) de proteção animal regularmente instituídas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros 895 cães e gatos aguardam o atendimento. Os 144 que receberam o serviço estavam cadastrados desde o início do programa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina


Segundo a coordenadora de Saúde Ambiental e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Oka, a abertura de novos interessados deve ocorrer somente após a castração de todos que estão na fila de espera.

Publicidade


No momento, estão sendo castrados animais classificados entre machos e fêmeas de até 15 kg, de 15 kg a 30 kg e acima de 30 kg. Esses animais pertencem às Organizações Não Governamentais (ONGs), que são o terceiro grupo selecionado. Durante quatro meses, eles receberão os serviços prioritariamente. Após esse período, a castração passará a ser realizada em animais das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, registradas na Secretaria Municipal de Assistência Social e dos acumuladores de animais já constatados pela prefeitura.


Para a execução da castração, vermifugação e chipagem dos animais estão sendo investidos R$ 202.500,00, advindos do Fundo Municipal de Saúde. Com esse valor, a expectativa é ofertar os serviços a cerca de mil animais. "É uma forma de controlar a quantidade de animais e trabalhar a guarda responsável, porque todos os cães e gatos além de serem castrados passam por microchipagem e vermifugação, o que nos ajuda no controle da taxa de natalidade dos animais. É o primeiro passo rumo à conscientização da população", explicou Sandra.


O contrato atual tem validade até o dia 22 de setembro de 2018, podendo ser renovado por até 60 meses como preconiza a Lei de Licitações. A iniciativa visa diminuir o número de animais de rua na cidade, que atualmente está por volta dos 50 mil, além de ser uma questão de ordem pública evitando a propagação de zoonoses de animais para as pessoas.

A empresa contratada, através de licitação, é a clínica veterinária Clinicão, que atua sob a coordenação e execução da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). No primeiro chamamento para a castração, foram realizados 926 procedimentos, de outubro de 2015 a setembro de 2016.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade