Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Mapa Falado"

Município utiliza nova metodologia para a Vigilância Socioassistencial

Redação Bonde com N.Com
21 fev 2017 às 16:35
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) tem realizado oficinas em todas as regiões do Município. O objetivo principal é identificar as diversas percepções dos integrantes da rede socioassistencial, e dos usuários, sobre o território e sobre as pessoas que nele vivem.

Os encontros são conduzidos por meio de parceria das Diretorias de Proteção Social Básica e de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social, da SMAS. Ao todo, serão 30 oficinas nas diversas regiões da cidade, para pensar e discutir o território. Serão dez oficinas com as equipes da rede de Vigilância Socioassistencial, dez oficinas com usuários da rede, e outras dez como devolutivas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, este processo proporciona uma proximidade maior da gestão com as famílias. "É um procedimento importante, pois busca conhecer as diversas regiões de Londrina identificando as dificuldades e potencialidades das pessoas que vivem em diferentes localidades do Município", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Concha Acústica recebe show do grupo 4 Rock’s Band nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Clima segue quente

Quinta-feira terá tempo fechado e falta de chuvas em Londrina e na região

Imagem de destaque
Na Zona Leste

Em Londrina, governador do Paraná faz entrega de 73 apartamentos subsidiados

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quinta-feira


Metodologia - Nas oficinas, é utilizada a ferramenta "Mapa Falado". Através de ilustrações representativas, os participantes desenham os elementos e como eles percebem esse território. Além dos desenhos, os integrantes das oficinas também verbalizam as vulnerabilidades, dificuldades, o que valorizam e também o potencial dos seus territórios. "Estar nestes espaços dando voz aos usuários da política de assistência social é priorizar uma gestão participativa e que acolhe as diversas demandas, partindo daqueles que ali vivem", ressaltou Nádia.

Nesta semana, será realizada a décima oficina com as equipes da rede de vigilância socioassistencial. E também serão retomados os encontros com os usuários. A expectativa, segundo a secretária municipal de Assistência Social, é que, ao final das oficinas, seja iniciada a elaboração de um diagnóstico socioterritorial, considerando as particularidades de cada território do Município, suas fragilidades e potencialidades.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade