Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Limitações"

Museu sinaliza troca de La Meuse por locomotiva mais nova

Samara Rosenberger - Redação Bonde
14 set 2015 às 19:12
- Rei Santos/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A La Meuse 101, locomotiva que gerou grande comoção e polêmica em Londrina após a ameaça de ser levada para a capital paranaense, terá seu destino solucionado na semana que vem. Tudo indica, entretanto, que a manobreira belga de 110 anos deve mesmo ser levada para Curitiba, como requisitou inicialmente o Instituto Brasileiro de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em troca, uma locomotiva mais nova deve ser cedida para Londrina. A proposta foi apresentada hoje à tarde durante reunião com as entidades locais e a Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário (ABPF).

De acordo com Regina Alegro, diretora do Museu Histórico de Londrina, o Iphan e a ABPF apresentaram propostas "interessantes" e viáveis ao município. Antes de tudo, garantiram a permanência da locomotiva Baldwin 840, restaurada e exposta no pátio do museu desde o ano passado. "Em troca da La Meuse, ficaríamos com outra locomotiva mais jovem que, inclusive, poderia circular no pátio da instituição. Além disso, propuseram a ampliação do nosso acervo histórico, com coleção de peças sobre ferrovias, e um vagão que pode ser utilizado como biblioteca. Também há a possibilidade da realização de um seminário na cidade sobre o tema e suporte para usar os troles para fins recreativos e culturais", revela em entrevista ao Portal Bonde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A diretoria do museu, por sua vez, defendeu a manutenção da manobreira e criação de um circuito turístico-cultural nos antigos armazéns do Instituto Brasileiro de Café (IBC), cujo prédio já foi cedido à Universidade Estadual de Londrina (UEL). "Lá, organizaríamos um memorial do café, onde a locomotiva poderia transitar no decorrer de 500 metros", diz. "Vale lembrar que a máquina belga integra o projeto arquitetônico inicial do Pronto Atendimento Infantil (PAI). De fato, se a proposta da Iphan for aprovada, haverá um vácuo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil


Apesar do desejo de permanecer com a relíquia, Regina reconhece que o município tem sérias "limitações" no que diz respeito à manutenção e operação da máquina. "É uma locomotiva a vapor que exige um cuidado muito particular. A nova manobreira que eles oferecem facilitaria bastante a operação, tendo em vista que a parceria com a ABPF poderia não só permitir os passeios turísticos, como o desenvolvimento de estudos, técnicas e enriquecimento do acervo. São possibilidades muito enriquecedoras quando se trata de patrimônio", pontua. "A La Meuse é única e representa uma experiência em nossa cidade, mas é fundamental no projeto desenvolvido em Curitiba", pondera.


Ainda de acordo com ela, a ameaça de despedida do equipamento provocou grande sentimento de perda entre a classe cultural. "As pessoas envolvidas com se sentiram desestimuladas. Porém, as entidades respondem a boa parte de nossas preocupações quando oferecem possibilidades de continuar trabalhando e estudando sobre o tema".

Uma nova reunião será realizada na próxima semana, em data ainda a ser definida, para retomada da discussão e possível definição do assunto. "Vamos ouvir a todos e optar pela melhor escolha. Se a La Meuse for embora, não considero uma perda irreparável, desde que tenhamos condições de continuar estudando o patrimônio histórico", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade