Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Direito

Número de atendimentos da Defensoria Pública em Londrina aumenta 22%

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 out 2016 às 18:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O acesso gratuito e integral à Justiça da população de baixa renda ganhou um reforço importante neste ano na segunda maior cidade do estado. O número de atendimentos da Defensoria Pública em Londrina cresceu 22%. Em parte, graças à chegada de quatro novos defensores públicos a partir do final de abril, que passaram a dar atenção a áreas como direito da família e infância e juventude cível. Foram 1.904 atendimentos entre janeiro e julho deste ano, ante 1.562 do mesmo período de 2015.

Atualmente, a comarca de Londrina, que engloba a cidade de Tamarana, possui cinco defensores. No entanto, um estudo feito pela Defensoria com base em dados do IBGE e do Mapa das Defensorias, do Ipea, indica que seriam necessários 37 defensores para atender a região, na proporção ideal de um defensor a cada 10 mil habitantes. Com quase 520 mil moradores, a comarca possui 81% de sua população dentro da faixa de renda que pode ser atendida pela DPPR, de até três salários mínimos federais (em torno de R$ 2.600,00).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Com a chegada dos novos colegas, as áreas de atendimento foram ampliadas e também deu um ‘gás’ novo para gente. Ter dois defensores para atuar numa comarca do tamanho de Londrina gera um certo desgaste. Tendo mais colegas para poder dividir e auxiliar nas questões extras às atribuições melhorou tanto pra gente quanto pra população", argumenta a defensora pública Renata Tsukada, que até então dividia as responsabilidades da sede com a colega Elisabete Arruda Silva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Galpão na Fazendinha

Com alimentos saudáveis e sem conservantes, agricultores familiares marcam presença na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Na Zona Oeste

Após três meses de atraso, Delegacia Cidadã de Londrina deve ficar pronta em maio

Imagem de destaque
Estava em estado gravíssimo

Bebê que teve parto antecipado antes da mãe falecer por dengue morre no HU de Londrina

Imagem de destaque
"Feira dos Sabores"

Riqueza gastronômica é marca registrada da ExpoLondrina 2024


Na área do direito da família, os pedidos de divórcio, pensão alimentícia, guarda e inventário são os mais procurados. Na infância cível, a busca por vaga em creche é uma das situações mais requisitadas. Desde maio, quando começou a atuar, o defensor público Gabriel Lutz já acumula cerca de 300 pedidos de vaga em creche. A demanda na cidade, no entanto, chega a mais de 4 mil vagas, segundo ele. "Estamos tentando dialogar com o poder público, tanto extrajudicialmente quanto judicialmente, para buscar uma solução que seja adequada à população", afirma.

Publicidade


No âmbito da família, foram 262 atendimentos só no último mês – isso com apenas duas defensoras atuando, já que a terceira saiu recentemente. "A dificuldade de duas defensoras é porque existem três Varas de família. Então nós absorvemos o trabalho da nossa colega que se exonerou", explica a defensora pública Francine Amorese. Uma alternativa tem sido promover acordos extrajudiciais. "Principalmente em questões de pensão e guarda temos obtido êxito, evitando levar os casos até o Judiciário. Tem demandas em que não há como, mas a gente sempre tenta", diz a defensora pública Gabriela Lopes Pinto.


Na área de execução penal, a Defensoria Pública também tem uma atuação importante, garantindo os direitos dos que cumprem pena e de seus familiares. Como no caso da aposentada Maria Consuelo do Nascimento, de 71 anos, cujo filho está preso na Penitenciária Estadual de Londrina II. Desde a última rebelião ocorrida no local, em outubro de 2015, a idosa não consegue visitar o filho. O motivo é que a segurança foi intensificada no presídio, proibindo-se o ingresso de pessoas usando saia, por exemplo. "Tem que ser com calça comprida e chinelo no pé. Eu não uso calça, não consigo usar essas roupas, e a minha religião não permite", diz dona Maria, que é evangélica. Ela buscou a Defensoria para pedir a liberação da entrada na penitenciária sem prejuízo da sua crença religiosa. "A Defensoria é uma ajuda pra muita gente que não tem condição de pagar advogado. São muito educados e atendem bem", elogia.

Publicidade


Assistência


A Emenda Constitucional 80/2014 estabelece que o número de defensores públicos na unidade jurisdicional (comarca) seja proporcional à efetiva demanda pelo serviço da Defensoria Pública e ao número de habitantes. A lei determina que até 2022 as Defensorias dos estados e da União sejam instaladas em todas as unidades jurisdicionais, atendendo prioritariamente regiões com maiores índices de exclusão social e adensamento populacional.

Para saber mais sobre a Defensoria, inclusive sobre os critérios de triagem, locais e horários de atendimento, acesse o nosso site: www.defensoriapublica.pr.def.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade