Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Comparativo 2017-2016

Número de furtos e roubos aumenta 54% e assusta Londrina

Pedro Marconi/Grupo Folha
19 set 2017 às 08:23
- Paulo Monteiro/Nosso Dia
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Números divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), relativos ao primeiro semestre de 2017, reforçam o aumento da sensação de insegurança em Londrina. Os crimes contra o patrimônio chegaram a 13.364 neste ano, contra 12.251 no mesmo período de 2016, uma alta de 9%. Em relação aos furtos e roubos, foram 6.640 e 4.287 casos, respectivamente, circunscrevendo um aumento de 54%.

Na região norte da cidade, o trabalho da Polícia Militar (PM) se baseia em constantes operações espalhadas por diversos bairros e vias com grande circulação de pessoas. "Uma sistemática de planejamento que estamos tendo é a de promover, por exemplo, vários bloqueios móveis simultâneos, fazendo com que a dinâmica de segurança se altere. Assim, conseguimos em um dia realizar blitze, revistas de estabelecimentos e de pessoas", destacou o major Nelson Villa Júnior, comandante da 4ª Companhia Independente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também colaborando para reverter o clima de insegurança instalado, a Guarda Municipal (GM) aposta no trabalho conjunto com as forças de segurança. De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, o serviço da guarda costuma ficar restrito a casos específicos, como o combate a ocupações irregulares e a proteção do patrimônio público. "No centro da cidade, os guardas sempre estão fazendo patrulhamento para inibir criminosos. À noite, focamos na patrulha em escolas, unidades de saúde e Bosque Central."

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 3 mil em 2024

Londrina regista saldo positivo de 1.535 vagas de emprego em fevereiro, segundo Caged

Imagem de destaque
Entre quinta e segunda

Cerca de 37 mil pessoas devem passar pela Rodoviária de Londrina na Sexta-Feira Santa e Páscoa

Imagem de destaque
Abre e fecha

Veja como funcionam os serviços municipais no feriado da Sexta-Feira Santa em Londrina

Imagem de destaque
Evento tradicional

Feira do Peixe Vivo de Londrina acontece na Tomi Nakagawa nesta quarta e quinta-feira


Mas há, também, muitas dificuldades. Uma delas, segundo Villa Júnior, é a reincidência dos criminosos. "Muitos são presos, mas acabam conseguindo responder o processo em liberdade. Temos percebido que uma quantidade considerável destas pessoas são apreendidas novamente [depois] cometendo condutas criminosas. Porém, neste meio tempo até voltar para o sistema prisional, ela vai somando outras ocorrências." Segundo ele, por dia, o batalhão consegue prender, em média, dez pessoas por crimes diversos.

Para as autoridades de segurança, o apoio da população, por meio de informações e denúncias, é uma das maneiras de ajudar a polícia e que vem trazendo retorno. "A relação de parceria com a comunidade é importante porque nos faz chegar mais rápido ao criminoso, evitando novos atos infracionais e otimizando o trabalho", aponta Villa Júnior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade