Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Falta de repasse

Obras em escolas profissionalizantes estão paradas desde 2014 na região de Londrina

Vítor Ogawa - Grupo Folha
13 jan 2017 às 15:48
- Saulo Ohara/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As obras dos centros estaduais de Educação Profissionalizante (Ceep) de Londrina e de Ibiporã, na região metropolitana, deveriam ter sido concluídas em novembro de 2014, mas permanecem paradas e sem previsão de entrega. Os Ceeps seriam escolas profissionalizantes que teriam como objetivo oportunizar à população paranaense a formação para o mundo do trabalho e preparação para continuidade dos estudos, por meio da expansão da oferta da educação técnico-profissional na rede pública.

Na época em que foram anunciados, estava prevista a construção de vários Ceeps na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Londrina. Aqui na cidade a unidade ficaria no Jardim Catuaí; em Ibiporã, no Jardim Pinheiro; em Cambé, no bairro Castelo Branco; em Rolândia seria instalada ao lado do Parque Industrial; e em Porecatu seria na Av. Paranapanema. Do total, apenas as unidades de Londrina e Ibiporã iniciaram as obras, mas foram interrompidas logo após as eleições de 2014.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A unidade londrinense custaria em torno de R$ 6 milhões e teria uma área de 12 mil m². A previsão é de que cada centro ofereceria entre 1,2 mil a 2 mil vagas para estudantes de cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de informática, eletrônica, mecânica e mecatrônica. A escola teria laboratórios, oficinas e espaços de lazer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado (20)

Cine Diversidade exibe documentário sobre ativista trans Marsha P. Johnson

Imagem de destaque
Provas em fase única

UEL anuncia identidade visual do Vestibular 2025

Imagem de destaque
Segundo de 2024

Mutirão entrega cartões Comida Boa neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Previsão do tempo

Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas


O terreno da unidade londrinense foi doado pelo município e os recursos para a construção viriam do governo federal. Já a contratação do pessoal, a administração e a aquisição de mobiliário caberiam ao Estado. Mais de dois anos depois do prazo de entrega da obra, o cenário encontrado no local é desolador, com a construção abandonada e tomada pelo mato. Muitas pessoas têm descartado lixo e entulhos no local, mesmo próximo à placa com os dizeres "Proibido jogar lixo", colocada pelos moradores.

Publicidade


Falta de repasses


Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, Lúcia Cortez, a empresa que ganhou a licitação abandonou a obra alegando falta de repasses do governo federal. "Agora o processo está com o departamento jurídico. Temos que esperar a rescisão do contrato para iniciar uma nova licitação e isso não é algo muito rápido", ressalta.


Lúcia não soube dizer qual órgão federal enviou os recursos, mas explica que um engenheiro do NRE realizava as medições da evolução da obra constantemente. Além disso, segundo ela, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística autorizou a instauração de processo administrativo visando apurar irregularidades, em tese, cometidas pela empresa responsável por faturamento de serviços maior do que o efetivamente executado. A reportagem tentou entrar em contato com a empresa, mas ninguém atendeu as ligações.

Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade