Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na Câmara

Por motivos religiosos, vereador quer impedir concursos públicos da prefeitura aos sábados

Rafael Machado - Redação Bonde
18 abr 2017 às 09:53
- Reprodução/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um projeto apresentado pelo vereador João Martins (PSL) na Câmara Municipal tem como objetivo proibir a realização de concursos públicos, testes seletivos e testes de aptidão física e outros "equivalentes" aos sábados para quem quiser ingressar como servidor municipal. A proposta ainda vai passar pela Comissão de Justiça, que deve se manifestar até o dia 12 de maio. A justificativa do parlamentar é de que "deve-se resguardar o direito à liberdade religiosa daqueles que reconhecem o sábado como dia sagrado".

Em entrevista ao Portal Bonde, João Martins informou que teve a ideia em desenvolver a matéria depois de ser contactado por jovens ligados à denominações adventistas, batistas do sétimo dia e judeus ortodoxos, vertentes religiosas que não desempenham atividades profissionais ou qualquer tipo de ocupação aos sábados. Na justificativa do projeto, o vereador argumentou que "não se pode levar o sabatista a escolher entre um direito ou sua religião".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Martins afirmou que não espera encontrar opiniões contrárias à uma futura tramitação na Câmara. "Eu respeito todas as religiões. Acredito que os sabatistas podem ter esse direito assegurado em Londrina", disse. Em Maringá (PR) e Vacária (RS), a proposta já é realidade. O Ministério da Educação também adaptou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para jovens dessas denominações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil

Conforme a portaria, os testes passarão a ser aplicados em dois domingos seguidos, e não mais aos sábados, como registrado até o ano passado. Anteriormente, os seguidores dessas linhas religiosas ficavam confinados em salas entre o horário de início de prova até o pôr-do-sol.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade