Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Londrina

Praça de Londrina tem sexo, drogas e rock'n'roll

Paulo Monteiro/Nosso Dia
12 jun 2017 às 09:36
- Anderson Coelho/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo durante o dia, o lixo e as paredes pichadas evidenciam a ação dos vândalos. Localizada na Rua Humaitá, entre as vias Montese e Paranaguá, Jardim Higienópolis, região central de Londrina, uma simpática pracinha passou a ser motivo de "dor de cabeça" para os moradores locais.


Segundo eles, o lugar público é ocupado por diversos grupos nos fins de semana, que fazem sexo, usam drogas e tocam o terror durante a noite e a madrugada. Além da bagunça que promovem, explica a comunidade, algumas pessoas ainda furtam objetos dos imóveis, picham os comércios e ameaçam os vizinhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos moradores mais tradicionais do bairro, o idoso Ortiz Martins vive e possui uma floricultura em frente à praça. Ele conta os momentos de aflição no local. "Quando se aproxima das 18 horas, eu largo tudo. Passo o cadeado e a corrente no portão e me tranco dentro de casa, que fica aos fundos da loja", comenta. "Mas o barulho e a fumaça incomodam bastante. Sinto-me sufocado, mas não há o que fazer. Eles [vândalos] é que mandam aqui. Acontece de tudo. Eles fazem sexo, usam drogas e ainda ficam tocando rock. Trazem até instrumentos."

Leia mais:

Imagem de destaque
50 vagas disponíveis

Cursinho do Vista Bela está com inscrições abertas para alunos e busca professores

Imagem de destaque
Refeição completa

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Zona Sul

Revitalização da Praça da Juventude deve iniciar ainda neste mês em Londrina

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque


Após a semana inteira cultivando flores e atendendo aos clientes, Martins lamenta não ter condições para repousar durante os sábados e domingos. "De sexta-feira para sábado e de sábado para domingo, a ‘coisa’ pega fogo nessa praça. Já teve dias de acumular umas 80 pessoas nela", relata. "Eles urinam nos muros e portões dos comércios e casas ao redor."

Publicidade


‘Usei um pedaço de pau para expulsá-los’
A rua Humaitá possui também outras duas praças. A dona de casa Ediceia Magalhães relembra que o mesmo "bando" tentou se apoderar da área localizada em frente ao seu imóvel. Porém a ideia não deu muito certo. "Começaram a usar drogas aqui em frente, a poucos metros da minha casa. Não suportei aquilo e usei um pedaço de pau para expulsá-los", relembra a corajosa mulher.


"São vários bandos de loucos. Às vezes o grupo coloca roupas, toalhas no chão e chega a deitar para usar drogas, tranquilamente. Eles gostam de ficar bem à vontade", conta a dona de casa, afirmando que compreende o drama dos moradores da praça vizinha, entre as ruas Montese e Paranaguá. "Moro no quarteirão debaixo, mas sinto-me incomodada quando passo por aquele trecho a caminho do supermercado. Fico com dó dos moradores que vivem por lá. É constrangedor. Dá nojo de ver o que os vândalos aprontam naquela praça", ressalta Ediceia.


PM e GM
A situação foi encaminhada para a Guarda Municipal (GM), que realiza patrulhamento de ruas e espaços públicos de Londrina. O setor operacional enfatiza que a comunidade deve reforçar o contato, solicitando a presença dos agentes, para que uma equipe seja deslocada para o local. Independentemente de horário e dia. O setor ressalta que a GM não possui efetivo suficiente para permanecer na praça o tempo todo, mas que estará sempre à disposição dos moradores pelo telefone 153.

Já a Polícia Militar (PM) afirma que o trabalho de abordagem é realizado no local. No entanto, entende que existe a necessidade de políticas públicas e sociais para atender usuários de drogas. A PM ressalta que a comunidade pode solicitar a presença policial pelo telefone 190.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade