Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em andamento desde fevereiro

Prefeitura avança em recuperação da cratera do Jardim Santa Rita

Redação Bonde com N.Com
17 mar 2017 às 20:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina realizou, na tarde desta sexta-feira (17), uma reunião para debater sobre a evolução dos trabalhos de recomposição da região da cratera localizada no Jardim Santa Rita, na região oeste de Londrina. Participaram do encontro representantes de secretarias municipais e órgãos locais que estão envolvidos nas atividades desenvolvidas naquela área, que fica próxima a pontos de nascentes do Ribeirão Quati.

As obras no local tiveram início no dia 21 de fevereiro, um dia após o Município ter recebido uma autorização da empresa Bratac para o uso de uma parte da propriedade, permitindo o acesso ao local para que os trabalhos necessários para conter a cratera pudessem começar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste período, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação já realizou e concluiu o desvio da tubulação que antes descarregava diretamente na erosão, o que aumentava o volume de água e, cada vez mais, oferecia riscos de desabamento e acidentes aos moradores do entorno. "O desvio já foi finalizado, utilizando tubulações metálicas fornecidas pela Sanepar, e a água que caía na erosão agora está indo de forma mais segura para outro ponto da região. O próximo passo será iniciar o aterramento da cratera o mais rápido possível", informou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouti.

Leia mais:

Imagem de destaque
Problema que virou rotina

Escada rolante do Terminal Central de Londrina não está funcionando

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório

Imagem de destaque
Primeira ação de 2024

Projeto de Londrina atende 112 alunos da rede municipal em consultas oftalmológicas em escola da Zona Leste

Imagem de destaque
"Precisamos ser ouvidos"

Motoristas de aplicativo fazem paralisação nacional contra Projeto de Lei


Para começar o trabalho de aterramento, a Secretaria de Obras já iniciou o carregamento de caminhões de terra, que foi cedida por um empreendimento que está sendo feito próximo ao local. "A terra já está acondicionada na região próxima à cratera e preparada para ser utilizada no processo de aterramento. Não é a quantidade total de terra que precisamos para cobrir todo o espaço, mas já será muito útil para que possamos iniciar essa etapa, o que deve acontecer a partir da próxima semana. Estamos aguardando autorizações e análises da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema)", disse o secretário.

Publicidade


Concomitantemente aos trabalhos de terraplanagem desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Obras, a Sanepar também está atuando no local, fazendo o desvio do fluxo da rede de esgoto na região. A etapa de interligação das tubulações deve ser concluída dentro dos próximos dez dias.


Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson, as atividades estão transcorrendo dentro da normalidade, após todos os moradores da região terem sido avisados e notificados sobre a situação de risco que o local apresenta. "Após a finalização do desvio de tubulação o risco de desmoronamento está mais controlado. Agora haverá a recomposição da cratera, com projeto de captação de drenagem pluvial sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras. A população da região pode contar com a Defesa Civil para qualquer necessidade que estiver ao nosso alcance", afirmou.

Esta foi a terceira reunião para tratar do assunto neste ano. Entre os presentes no encontro, estavam a secretária municipal de Ambiente, Roberta Queiroz; o coronel Luiz Carlos Deliberador, representando o secretário de Defesa Social, Evaristo Kuceki; técnicos da Sanepar e o vereador Vilson Bittencourt. Uma nova reunião está marcada para o dia 12 de abril, na Prefeitura de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade