Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Qualidade de vida

Prefeitura de Londrina inicia projeto que leva cães a instituições para idosos

Redação Bonde com N.Com
29 set 2016 às 18:12
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), em parceria com a ONG SOS Vida Animal, iniciou um novo projeto em Londrina chamado "Amor em Pelo", que irá levar cães a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A intenção é realizar atividades que irão proporcionar momentos de socialização e melhorar a qualidade de vida das pessoas que são atendidas nestes espaços.

O projeto tem início nesta sexta-feira (30), às 16 horas, no Lar dos Vovôs e das Vovós, localizado na rua Araguaia, 582, Vila Nova. Inicialmente, as atividades serão realizadas em três instituições que mantêm convênio com a Prefeitura de Londrina. Também irão receber o atendimento o Lar Maria Tereza Vieira e o Lar São Vicente de Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a psicóloga e gerente de Atenção à Pessoa Idosa da SMI, Renata Graner, os voluntários da ONG SOS Vida Animal irão levar seus cães para visitar as instituições e participar de atividades e exercícios com os idosos, monitorados por profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que trabalham nestes espaços. "O contato com os animais proporciona melhora na sociabilização dos idosos em suas práticas diárias. Essa convivência estimula a mobilidade, pode aumentar a motivação e autonomia, colaborando para reduzir problemas como a depressão e a ansiedade", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessão gratuita

Projeto Cinema e Psicanálise exibe “Anatomia de Uma Queda” nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Meia entrada custa R$ 10

“Cinema é uma Droga Pesada” chega nesta segunda-feira na tela do Cine Teatro Ouro Verde

Imagem de destaque
Cultura

Mostra de dança reúne público em shopping de Londrina no final de semana

Imagem de destaque
Quebra da barreira cultural

Artista plástico londrinense tem obra exposta em lodge britânico


Antes de aderir ao projeto, os voluntários precisam ter seus animais avaliados por uma veterinária da ONG, que analisa se o cão está dentro do perfil adequado para conviver com os idosos.


A psicóloga destacou que a adesão inicial dos voluntários da ONG superou as expectativas e informou que a intenção é fazer com que o projeto seja permanente. "A ideia era fazer um projeto-piloto, realizando a visita uma vez por mês em apenas uma das instituições. Porém, a procura e disponibilidade dos voluntários nos surpreendeu e isso fez com que ampliássemos o atendimento antes mesmo do projeto começar. Ficamos muito satisfeitos com o retorno", enfatizou.

As visitas realizadas pelo projeto "Amor em Pelo" irão ocorrer três vezes por semana em cada um dos lares, conforme esquema de revezamento. A agenda contendo todas as primeiras datas ainda está sendo concluída. Atualmente, as três instituições de Londrina que integram o projeto atendem 195 idosos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade