Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Retraço Novo

Projeto londrinense quer unir sustentabilidade e moda

Marina Gallo - Redação Bonde
12 jan 2017 às 16:04
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em Londrina, existe um ateliê que vê além da moda. Bianca Baggio é responsável por um projeto de capacitação e empoderamento de mulheres em situações vulneráveis por meio do corte e costura, o Retraço Novo.

O foco do ateliê é a moda sustentável, feita com base num pensamento preocupado com uma sociedade totalmente sustentável. Segundo Bianca, significa utilizar matérias-primas que poluam menos na fabricação de produtos têxteis e que cada um seja responsável pelo seu lixo no processo de produção. Para a idealizadora, o projeto respeita o trabalho livre de exploração e do trabalho infantil, promove um preço justo para quem compra e valoriza as pessoas que fazem parte dessa cadeia. A ideia é transformar o lixo em algo utilizável, gerando menos impacto no meio ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

"Acredito que quando as pessoas souberem do processo de produção [de produtos têxteis] elas vão pensar mais para comprar", explicou Bianca, que é dona do Ateliê Bianca Baggio.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo

Imagem de destaque
Previsão de volta até o fim do dia

Rompimento de cano deixa condomínios da Zona Sul de Londrina sem água

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
Temperatura máxima de 25°C

Previsão do tempo: quinta-feira será de Sol e temperatura amena em Londrina

Ela conta que o projeto começou em 2012, com a capacitação de mulheres com baixa renda, cin foco na produção de moda sustentável. A ideia veio de um projeto de extensão que Bianca realizava na universidade, o qual consistia em ir até a periferia e confeccionar pequenas peças de vestuário, como bolsas e lenços, com materiais doados. "Me encantei com o projeto", lembra.

Publicidade

Agora, a intenção é aumentar a produção para pequenos objetos de decoração, como almofadas, e vender os produtos. O novo segmento tem intenção de aproveitar resíduos têxteis de indústrias. "Aqui na região tem muito retalho. São materiais bons, mas ninguém faz nada com eles." A meta é gerar renda para as mulheres que participam do projeto e viabilizar sua continuação.

No início, participavam do Retraço Novo 80 mulheres, mas hoje, somente quatro ficaram, por terem mais aptidão ao trabalho, trabalharem melhor em equipe e gostarem do trabalho de confecção. Atualmente, é realizado no próprio ateliê de Bianca. A vontade do grupo é tornar o Retraço Novo uma marca social.

Publicidade

Para isso, o projeto esperar conseguir novas voluntárias. "Pensamos em ir em casas de recuperação oferecendo o serviço", diz o assistente Bruno Rizardi. Entrar em contato com os líderes das comunidades londrinenses também é uma estratégia.

Mas o grupo ainda precisa de um espaço amplo e busca um financiamento coletivo. "É necessário um espaço para acomodar mais máquinas", justifica Rizardi. A intenção também é criar parcerias com lojas para a venda dos produtos a partir de fevereiro.

Rizardi lembra que quem participar do financiamento coletivo ganha produtos da marca como uma forma de "recompensa" pela ajuda. Para ajudar, basta entrar em contato com o Retraço Novo pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3029-8694. Mais informações: aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade