Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Avenida JK

Protesto indígena interdita a avenida JK em Londrina

Redação Bonde
18 jan 2018 às 12:34
- Gina Mardones/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um protesto indígena fechou a avenida Juscelino Kubitschek no final da manhã desta quinta-feira (18) em Londrina e deixou o trânsito complicado na região. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi acionada para auxiliar o congestionamento no local. O bloqueio começou por volta das 12h e se estendeu por mais de uma hora. O trânsito ficou confuso no cruzamento no qual realizavam o protesto, pois a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) não havia sido informada sobre a realização da manifestação até ser acionada.

Cerca de 200 moradores de oito terras indígenas (Mococa, Queimadas, Apucaraninha, São Jerônimo, Barão de Antonina, Posto Velho, Laranjinha e Pinhalzinho), que ficam nas proximidades da Usina Hidrelétrica Mauá, bloquearam o cruzamento da Avenida Duque de Caxias com a Avenida Juscelino Kubitschek, na região central de Londrina, para realizar um protesto contra a quebra de um acordo firmado entre eles e o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo Natalino Marcolino, cacique da Reserva do Apucaraninha, a manifestação aconteceu porque terminou o prazo para que o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul providenciasse a aquisição e cessão aos índios de gado e o plantio de lavouras. "Os índios estão proibidos de pescar nesse rio, porque a usina abre e fecha as comportas e isso faz com que o rio encha e esvazie de uma vez. Isso se torna perigoso para quem quer pescar por lá. Já perdemos muito e queremos o retorno disso. Eles falaram que fariam o plantio de milho, feijão, e de um pomar, além de comprar gado para a gente e não fizeram nada disso. Os veículos que foram cedidos em troca da construção da usina também estão sucateados, sem manutenção. O prazo de cinco anos que foi estabelecido para que isso acontecesse não foi cumprido e venceu agora", argumentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita

Imagem de destaque
67 episódios publicados

Podcast do HU de Londrina aborda temas da saúde de forma clara e acessível

Mais informações em breve


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade