Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Câmara de Londrina

Representações contra Boca Aberta só vão tramitar em fevereiro

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
12 jan 2017 às 20:22
- Fernando Cremonez/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar dos pedidos de providências à Câmara Municipal de Londrina (CML) em relação às atitudes do vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta, em visitas de fiscalização a Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) de Londrina, os processos só começarão a andar efetivamente no dia 2 de fevereiro, quando haverá a primeira sessão ordinária da atual legislatura.

Os pedidos de providência chegaram depois de duas visitas do vereador à UPA do Jardim do Sol, nos dias 5 e 11 de janeiro. Com a justificativa de fiscalizar a ausência de profissionais escalados nas unidades de saúde, que levaria à demora no atendimento, Boca Aberta entrou nas dependências e filmou pacientes e funcionários. As duas ocasiões acabaram na delegacia, com representações contra o vereador por desacato e outras tipificações. Ele diz que não agrediu ninguém verbalmente, mas que seu modo de se expressar "desagrada algumas pessoas".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de reunião do Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná e de profissionais da rede municipal de saúde com a Mesa Diretora, na tarde desta quinta-feira (12), a Casa recebeu três representações contra o parlamentar, das quais duas pedem para que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar analisem a postura do vereador durante as fiscalizações. A comissão, entretanto, só será formada após a retomada dos trabalhos legislativos, assim como o despacho das representações. Além disso, uma reunião foi marcada para as 11h desta sexta-feira (13) entre a Mesa Diretora e Boca Aberta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Shows e comidas típicas

Festa rural no distrito de São Luiz em Londrina deve receber milhares de pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
Antiga Casa da Mulher

Imóvel abandonado será transformado em creche na zona leste de Londrina

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo

Imagem de destaque
Previsão de volta até o fim do dia

Rompimento de cano deixa condomínios da Zona Sul de Londrina sem água


O presidente do sindicato dos médicos, Alberto Toshio Oba, diz que a categoria quer uma solução para o impasse já que, do modo como age, Boca Aberta tem constrangido e exposto funcionários e pacientes. "O vereador tem a obrigação de fiscalizar, mas ele faz de uma forma agressiva e ainda publica em redes sociais", afirma.

Publicidade


Ainda de acordo com ele, a atuação do vereador acaba por jogar a população contra os servidores, o que provoca insegurança entre eles. Oba defende que a demora nos atendimentos tem origem em vários fatores, como a falta de funcionários e a alta demanda – ainda maior depois que a crise levou usuários de planos de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).


O presidente da Câmara, Mario Takahashi (PV), diz que a reunião com Boca Aberta dará a oportunidade do vereador apresentar sua versão dos fatos, como provas de ausências de médicos, mas também haverá uma discussão sobre como deve ser feita a fiscalização do poder público. "O que mais preocupa [na atuação de Boca Aberta] é insuflar a população contra os atendentes. Também existe reclamação à forma como é feita a fiscalização, com filmagens de quem não quer sua imagem exposta, e gritaria, o que prejudica o atendimento", explica o presidente.

Boca Aberta nega que haja excessos por sua parte e afirma que a "blitz da saúde", como chama suas incursões nas UPAs, vai continuar, com visitas em locais e horários aleatórios para verificar se a escala de funcionários é cumprida. Ele também diz que sempre atuará acompanhado de uma equipe composta de advogado, câmera e testemunhas e promete apresentar, na reunião desta sexta, as provas de que médicos da unidade do Jardim do Sol não estavam no local em seus horários de escala – teriam chegado mais tarde, avisados por uma funcionária. "Eu tenho filmado todas as salas vazias. Vou continuar com as gravações que são minhas provas", afirma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade