Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nossa Senhora Aparecida

Santuário espera até 25 mil fiéis no dia 12

Fernanda Circhia - Redação Bonde
10 out 2017 às 17:42
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, região central de Londrina, espera de 20 a 25 mil pessoas na festa de Nossa Senhora Aparecida na próxima quinta-feira (12), com programação especial, das 5h até as 20h. As informações são do pároco Vandemir Araújo.

Nove missas serão realizadas ao longo do dia. Os fiéis também poderão visitar diversas barracas das pastorais, com vendas de comidas, artesanato e artigos religiosos. Padres também vão atender confissões durante todo o dia no Santuário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Para este ano, mudamos bastante a estrutura da festa. A praça de alimentação está mais padronizada e organizada. Além disso, terá uma tenda para as pessoas acompanharem as celebrações ao lado de fora, com cadeiras e telão de LED. Percebemos que nos outros anos muita gente ficou ao lado de fora, por isso, pensamos em organizar este espaço celebrativo", diz o padre Vandemir Araújo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evento tradicional

Feira do Peixe Vivo de Londrina acontece na Tomi Nakagawa nesta quarta e quinta-feira

Imagem de destaque
Um homem foi preso

Policiais militares desocupam imóvel abandonado da Rua Belém antes de demolição

Imagem de destaque
Transfobia

Em julgamento de 12 horas, réus por transfeminicídio são condenados em Londrina

Imagem de destaque
Evento começa em abril

ExpoLondrina vai ter estande dedicado ao turismo do Norte e Norte Pioneiro


"A coroação está sendo preparada e, se não chover, será realizado o momento surpresa. Teremos um plano B em caso de chuva. Tudo está bem organizado, foram 42 equipes com 800 voluntários trabalhando para a festa acontecer. A movimentação já começou. As tendas estão subindo hoje [terça-feira]. Amanhã o pessoal já vai chegar para concluir a organização."

Publicidade


"Esta é a maior festa Mariana da nossa igreja no Brasil. Sempre que nos reportarmos a uma festa de Nossa Senhora Aparecida, nos reportamos a Jesus. O povo tem um carinho muito especial por Nossa Senhora. Muita confiança e carinho de mãe por parte de nós católicos."


Divulgação
Divulgação


Há 300 anos, uma pescaria se transformou num dos fatos mais importantes do catolicismo brasileiro. Atentos à ordem da Câmara de Guaratinguetá de obter o máximo possível de peixes para recepção do novo governador, três pescadores - Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves - jogaram as redes no Rio Paraíba. Passaram horas sem nada conseguir até que, no Porto Itaguaçu, pescaram uma imagem de barro decapitada. Em seguida, encontraram a cabeça de Nossa Senhora da Conceição. Minutos depois, já havia tanto peixe que mal conseguiam carregar. Décadas depois, a escultura negra de 37 centímetros se tornaria um dos símbolos do País e, já como Nossa Senhora Aparecida, ganharia do papa Pio XI em 1930 o título de Padroeira do Brasil.

Publicidade


Além da celebração dos 300 anos, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida completa 20 anos também na quinta-feira (12). "Outra celebração é que este será o primeiro ano com a presença com Dom Geremias. Estamos inaugurando o arcebispo também." A missa das 15h será celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz.


Confira a programação completa:

Publicidade


Missas:


5h - Padre Carlos Shimura
6h15 - Padre Evandro Delfino
7h30 - Padre Edivan Pedro
9h - Padre Marcelo Cruz
10h30 - Padre Romão A. M. Martins
13h30 - Padre André Luis Oliveira
15h - Dom Geremias Steinmetz
16h45 - Padre Marcelo Gomes
18h - Padre Vandemir Araujo

Publicidade


Confissões:


12h - Benção dos carros
12h30 - Terço dos Homens
13h - Consagração das Crianças (Espaço Mariano)
19h - Procissão Luminosa
20h - Coroação

Publicidade


Sobre a data


Nossa Senhora Aparecida foi declarada Padroeira do Brasil em 1929. A paróquia recebeu o título de Santuário em 1997 pelo então Arcebispo Dom Albano Cavalin. Há 19 anos, muitos fiéis que não podem ir até o Santuário em Aparecida do Norte (interior de São Paulo) participam da festa aqui na cidade.


Católicos aproveitam a data para pagar promessas nesta data, fazendo orações, acendendo velas e levando objetos para a "sala de promessas".

Representantes de todas as paróquias com títulos de Nossa Senhora participarão desse momento Mariano levando imagens das Santas, que representam as comunidades, ao final da missa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade