Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Oposição

Secretária de Educação é contra 'Escola sem Partido' em Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
18 abr 2017 às 22:04
- Reprodução/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enviou resposta nesta terça-feira (18) à Câmara Municipal de Londrina manifestando-se contrariamente ao projeto "Escola sem Partido", de autoria do vereador Filipe Barros (PRB). No documento, ela elencou três artigos da Constituição Federal como forma de justificar a oposição à tramitação da proposta nas comissões do Legislativo.

"Uma vez que a escola é um espaço laico, a função do sistema de ensino e dos educadores ligados a ele é acolher a família que chega, independente de sua configuração ou credo, numa postura de alteridade e integração", assinou a secretária. Ela ainda disse que há "contradições quanto a concepção da liberdade de expressao", assim justificado no projeto, que, em alguns aspectos, foi tido como "redundante".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Maria Tereza Paschoal de Moraes reforçou que a "liberdade de expressão do professor não o desobriga do trabalho com os conteúdos" e por isso que os docentes "são orientados pelo Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Conselho Municipal de Educação e Ministério da Justiça Pública. Além da Secretaria de Educação, o Conselho Municipai dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também não concordou com o conteúdo do 'Escola sem Partido'".

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Leste

Suspeita de bomba isola trecho da avenida Celso Garcia Cid em Londrina

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive

Imagem de destaque
Entre 9 e 13 de maio

Cidadão Cinekombiclube abre inscrições para a oficina “Faça seu Curta”


Durante a sessão, Filipe Barros avaliou que não terá "problemas" em ouvir todas as entidades educacionais de Londrina, "mesmo aquelas que são contrárias". Na opinião do vereador, a consulta "reflete o ambiente democrático da proposta". Barros afirmou que concorda com "a realização de audiências públicas, que devem ser convocadas pelas comissões temáticas".


Sobre o posicionamento da secretária, o parlamentar disse que "as pessoas são contra o Escola sem Partido porque não querem se indispor com servidores que seguem a ideologia combatida pelo projeto". A Câmara aprovou a prorrogação de prazo para posicionamento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Municipal de Educação e do Ministério Público.

Outras entidades contactadas pelo parlamentar não enviaram respostas. Esse foi o caso do Sindicato dos Professores Particulares de Londrina (Sinpro), do Núcleo Regional de Educação, da UEL, PUC, Unifil, Unicesumar, dentre outros. O Conselho de Pastores de Londrina e a Igreja Católica, através da Mitra Arquidiocesana, seguiram na mesma linha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade