Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Apreendidos em vias públicas

Secretaria do Meio Ambiente de Londrina doa animais de grande porte

Redação Bonde com N.Com
02 fev 2017 às 16:52
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está doando animais de grande porte como bovinos, equinos e muares. Podem recebê-los os pequenos proprietários rurais cadastrados na Sema, que tenham propriedade de, no máximo, 10 alqueires, em Londrina. Cada interessado pode adotar até três animais a cada dois anos.

Esses animais estavam soltos em vias públicas e foram recolhidos pelo Município. Seus donos tiveram até 10 dias, a contar da data de apreensão, para buscá-los, mas não os recolheram dentro do prazo e não pagaram o auto de infração e apreensão. Por isso, o animal foi encaminhado para a doação. A autuação custa R$ 250 por animal mais R$ 6,17 a diária. Se ela ocorrer pela segunda vez, a multa é cobrada em dobro e, caso seja feita à noite, sofrerá um acréscimo de 75% no valor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo dados da Gerência de Fiscalização da Sema, somente em janeiro deste ano foram apreendidos 13 animais, sendo que destes, oito foram doados. Durante todo ano de 2016 a secretaria apreendeu 190 bichos e, dentre eles, 26 foram doados. Para a próxima semana há dois animais que, caso os donos não busquem, serão colocados para doação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos vagas disponíveis

CMTU altera estacionamento ao lado de canteiro central na Gleba Palhano

Imagem de destaque
Famílias de baixa renda

Mutirão do Cartão Comida Boa atendeu cerca de 900 beneficiários em Londrina

Imagem de destaque
Temperaturas seguem altas

Previsão do tempo: quarta-feira terá tempo nublado em Londrina e na região

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira


O proprietário que teve seu animal apreendido deve procurar a sede da Sema, que fica na Rua da Natureza, 155, dentro do Parque Arthur Thomas, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Lá ele pagará as taxas e poderá retirar seu animal, se estiver dentro do prazo.

Publicidade


Como se cadastrar


O pequeno proprietário rural que quiser se cadastrar para adotar um cavalo ou uma égua, por exemplo, deve levar pessoalmente as cópias de documentos pessoais (RG e CPF), do registro do imóvel (escritura ou o CAD/PRO) e um comprovante de residência, ao setor de Protocolo da Secretaria de Ambiente. O cadastro é gratuito.

Publicidade


No cadastro, os técnicos elencam tanto os animais quanto os interessados por ordem cronológica de registro. Segundo a secretária municipal de Ambiente, Roberta Queiroz, essa medida é necessária, porque os bichos apreendidos geram custos ao Município e quando doados podem auxiliar nos trabalhos do pequeno produtor rural.


"Os cavalos e éguas geram ônus ao município porque precisam de um local e uma alimentação adequados. Através da política de trabalho e renda é feita a doação aos pequenos proprietários rurais, que utilizarão os animais nos trabalhos desenvolvidos em sua propriedade rural, além disso, com eles os animais terão um ambiente adequado para viverem", explicou.

Quando doados, os novos donos podem buscá-los pessoalmente e, caso não tenham um veículo adequado para o transporte desses animais, a empresa terceirizada responsável pelos cuidados com os bichos, se encarrega de levar até a pequena propriedade rural.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade