Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saneamento básico

Setor privado tem interesse em Londrina

Loriane Comeli - Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora em 1995 a lei federal 8.987 tenha aberto a possibilidade de privatização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, a iniciativa privada pouco conseguiu penetrar neste setor nos últimos 13 anos, que ainda tem 75% do mercado controlado pelas companhias estaduais de saneamento, segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON).

Um dos mercados que interessa às empresas é Londrina, cujo contrato de prestação de serviços de abastecimento e saneamento com a Sanepar expirou em 2003 e vem, desde então, sendo renovado em caráter emergencial. Até agora, ainda não se definiu como ficará o serviço, embora o prefeito Nedson Micheleti (PT) defenda claramente a renovação do contrato com a Sanepar, por meio de uma concessão direta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da ABCON, Yves Besse, acompanha a situação da cidade e garante que "todas as empresas" têm interesse em explorar o serviço em uma cidade como Londrina. O interesse, entretanto, esbarra na questão política.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fluxo grande de visitantes

CMTU credencia ambulantes para a venda em cemitérios no Dia das Mães

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Garantir a segurança

Patrulha Escolar reforça policiamento nos colégios estaduais de Londrina

Imagem de destaque
Neste sábado (20)

Cine Diversidade exibe documentário sobre ativista trans Marsha P. Johnson


Yves afirma que no Paraná os prefeitos sofrem "uma pressão violenta da Sanepar" para manter a empresa prestando o serviço. "Não estou falando que isso é ilegal, mas sim, que isso acontece. Faz parte do jogo político. Quanto a nós, empresas privadas, resta tentarmos convencer os prefeitos de que nosso serviço pode ser melhor". Na opinião do dele, Requião "odeia a privatização" por questões ideológicas.

Publicidade


As empresas privadas representam hoje apenas 10% do mercado de saneamento básico. Até 2017, o setor pretende alcançar a casa dos 30%, com previsão em investimentos na ordem de R$ 20 billhões. No Paraná, apenas o município de Paranaguá tem o serviço de água e esgoto prestado pela iniciativa privada.


Leia também:
Seria um crime tal privatização, diz Nedson


Paranaguá é o único município com serviço privado

Confira um histórico sobre o saneamento básico no Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade