Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fim da estiagem

Simepar prevê chuva forte para Londrina no próximo fim de semana

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
27 set 2017 às 13:01
- Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As temperaturas já baixaram, mas as chuvas não chegam a Londrina até o fim de semana. Com isso, a cidade completa 37 dias seguidos sem precipitações. Segundo a agrometeorologista do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly Moraes, o déficit pluvial na região já acumula 80 milímetros.

Desde a segunda-feira (25), as temperaturas máximas e mínimas estão abaixo das registradas nas semanas anteriores. A máxima desta terça-feira (36), por exemplo, foi de 27,1°C, bem abaixo dos 33°C a 35°C registrados desde o dia 16 de setembro pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A queda na temperatura é o resultado do enfraquecimento do bloqueio atmosférico que atinge todo o centro-sul do Brasil, elevando as temperaturas e impedindo a condensação das nuvens. Desde domingo (24), chuvas isoladas foram registradas na faixa sul do Paraná e até em algumas cidades da região, mas, para Londrina, a previsão é de uma leve alta nos termômetros nesta quinta (29), com nova queda já na sexta, quando deve haver algumas pancadas de chuva. Para sábado e madrugada de domingo, a previsão é de chuva forte, com ventos de até 50 Km/h, aponta o Simepar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até 22 de abril

Trecho da rua da Natureza, na Zona Sul, será interditado a partir de segunda-feira

Imagem de destaque
Aprovado em primeira votação

Reajuste: Agentes de saúde e endemias de Londrina vão receber acima do piso nacional

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Abaixo da média


Embora o inverno seja uma estação caracterizada por pouca pluviosidade, os últimos três meses foram marcados por vários dias de estiagem. De acordo com Heverly Moraes, o mês de julho não teve registro de chuvas, enquanto a média dos anos anteriores é de 77 mm. Agosto registrou 100 mm de chuva, o dobro da média mensal, mas as precipitações se concentraram nos dias 14 a 22 daquele mês. Para o mês de setembro, a média dos anos anteriores é de 119 mm. "A esta altura, acho difícil chegar nesta marca", diz Heverly.

A agrometeorologista afirma que a necessidade de reposição hídrica é urgente para recuperar a safra de verão. Apesar de a safra de milho ter começado oficialmente em 11 de setembro, por exemplo, os agricultores ainda não começaram o plantio aguardando a chuva. A safra da soja começa no domingo, 1º de outubro. A estiagem também é ruim para culturas perenes, como o café, para os pastos, árvores frutíferas e hortaliças.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade