Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Discussão

UEL considera 'desnecessário' projeto Escola sem Partido em Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
25 abr 2017 às 16:16
- Reprodução/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O reitor em exercício da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ludoviko Carnasciali dos Santos, encaminhou ao vereador Filipe Barros (PRB) um relatório elaborado pelo Conselho Universitário sobre o projeto Escola sem Partido, em tramitação na Câmara Municipal de Londrina. No documento, o órgão pediu o arquivamento da proposta, classificada como "desnecessária", e posicionou-se contrário ao andamento da proposta no Legislativo.

No começo do texto, a UEL adianta que a análise do projeto de lei foi feita com base em referências acadêmicas, posições do Ministério Público e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Os membros do Conselho Universitário acreditam que a matéria de Barros "contraria princípios constitucionais que regem a educação e outros contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)". Além disso, em caso de aprovação, o Escola sem Partido estaria se "sobrepondo" aos mecanismos de controle e regulamentação do sistema de ensino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a UEL, o projeto, ao levantar questões como "neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado" e "pluralismo de ideias no ambiente acadêmico", coloca o professor "sob constante vigilância" na sala de aula. "O docente tem que ser para seus alunos o elemento motivador, fomentador, incitador, crítico, favorecer o debate de ideias e também discutir sobre o cotidiano que cerca o aluno", afirma o documento. Segundo os representantes da universidade, a intenção dos idealizadores do Escola sem Partido provocaria uma "desqualificação da atividade docente" como formação humana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


O artigo 3 do projeto de Filipe Barros, que, em entre outros assuntos, fala que o professor, no exercício de suas funções, "não se aproveitará da audiência cativa dos alunos para promover ou favorecer os seus próprios interesses", foi duramente criticado. De acordo com a UEL, tal afirmação trata o docente como "sequestrador" e "rebaixa a capacidade intelectual dos estudantes". A frase "busca incutir uma versão deturpada do professor, um entendimento recheado de desconfianças".


O Conselho Universitário da UEL encerra dizendo que, para os propositores do Escola sem Partido, ignora-se "a capacidade dos estudantes de construir suas próprias sínteses, reflexões, posições e o papel fundamental do professor de atuar como mediador que seria restringido a uma censura prévia. Essa iniciativa representa uma afronta à educação democrática". Além da universidade, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, manifestou-se contrariamente à proposta.

Por outro lado, o reitor do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Eleazar Ferreira, aprovou a ideia de Barros. A instituição apresentou pontos positivos e disse, também em um documento encaminhado ao vereador, que o Escola sem Partido garante "liberdade de aprender, de consciência e crença e de ensinar, além de respeito à legislação vigente, ao Estado Democrático de Direito, ao impedir a instrumentalização da escola para fins políticos e ideológicos, garantindo assim a sua neutralidade".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade