Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprovação

Vigilância Sanitária concorda com o transporte de animais domésticos em ônibus de Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
16 mai 2017 às 13:55
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um documento enviado à Câmara pela diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Londrina, Sandra Regina Caldeira, e com ciência do secretário responsável pela pasta, Felippe Machado, dá aval para a implantação do projeto da vereadora Daniele Ziober (PPS), que permite o transporte de animais domésticos em ônibus que circulam pela cidade. O Sindicato dos Taxistas também concordou com a proposta, que ainda aguarda manifestação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O órgão pediu prorrogação do prazo por "entender que o número de informações solicitadas requer um minucioso estudo e pesquisas, providenciando assim respostas ao referido pedido". A justificativa foi assinada pelo secretário municipal de Governo, Janderson Marcelo Canhanda, que irá se posicionar. O texto da vereadora espera a opinião do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol) e da Londrisul e Grande Londrina, empresas que administram o transporte coletivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na resposta, a Coordenação de Saúde e Animal e Zoonoses da Secrearia de Saúde avaliou que "o acesso à preservação de saúde dos animais é importante para atingir uma convivência sustentável entre as pessoas, animais e ambiente." Em recente evento de uma campanha promovida para incentivar a castração de cães e gatos, os servidores observaram "a dificuldade que muitos cuidadores, todos beneficiários do programa Bolsa Família, tiveram para levar seus animais até a clínica veterinária autorizada a realizar as operações. Se existisse lei como esta, tal problema não teria ocorrido".

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Leste

Suspeita de bomba isola trecho da avenida Celso Garcia Cid em Londrina

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive

Imagem de destaque
Entre 9 e 13 de maio

Cidadão Cinekombiclube abre inscrições para a oficina “Faça seu Curta”


A única ressalva foi reduzir o peso máximo dos animais aptos a viajar nos ônibus de 16 para 10 quilos. Segundo Daniele Ziober, a pesagem incluída no projeto já leva em conta o recipiente que será usado para o transporte. A proteção deverá ser de fibra de vidro ou materal semelhante. "Podemos chegar a um consenso, e aí veremos se acatamos ou não a sugestão da Vigilância Sanitária. Não há como uma pessoa norma carregar algo superior a 16 quilos", disse.

A matéria ainda vai passar pelas Comissões de Meio Ambiente e Seguridade Social da Câmara de Londrina. As empresas poderão autorizar o transporte de até dois animais por viagem das 9h às 17h e 20h até 6h, e, caso não cumpram com o conteúdo do projeto, poderão arcar com multa de até mil reais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade