Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ocupada desde 2013

'Capital' do Estado Islâmico na Síria, Raqqa é libertada

Agência Ansa
17 out 2017 às 09:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (Sohr, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (17) a libertação de Raqqa, considerada a "capital" do Estado Islâmico (EI) no país árabe.

Segundo a ONG, os grupos apoiados pelos Estados Unidos hastearam a própria bandeira no estádio local, ultimo bastião do grupo terrorista na cidade. A ofensiva em Raqqa é liderada pelas Forças Democráticas da Síria (FDS), um conjunto de milícias majoritariamente curdas apoiado pela coalizão internacional anti-EI liderada pelos EUA.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Situada no norte do país, perto da fronteira com a Turquia, a cidade de 200 mil habitantes começou a ser ocupada por células do Estado Islâmico em janeiro de 2013, após a retirada das forças leais ao presidente Bashar al Assad.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


Desde então, Raqqa se tornou palco de algumas das maiores atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico, como fazer crianças executarem reféns e o assassinato de uma mãe por seu filho jihadista. Além disso, serviu de esconderijo para o "califa" do EI, Abu Bakr al Baghdadi.


A reconquista de Raqqa representa um duro golpe para o grupo terrorista, que recentemente também perdeu o controle sobre Mosul, no Iraque. No último fim de semana, a coalizão internacional permitiu a evacuação de centenas de jihadistas e suas famílias, antes de as FDS iniciarem o "assalto final" aos últimos bairros dominados pelo EI na cidade.

Segundo a Sohr, ainda há combates esporádicos em Raqqa, mas as FDS já detêm o controle de todas as áreas do município. O que ainda não se sabe é o que as milícias e a coalizão farão com a cidade, já que elas são adversárias de Assad na guerra civil síria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade