Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Impasse

Universal, gravadora de Anitta e Taylor Swift, deve tirar músicas do TikTok

Folhapress
31 jan 2024 às 11:00
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A gravadora Universal Music, que representa artistas como Taylor Swift , Harry Styles e Anitta, publicou uma carta aberta nesta terça-feira (30) dizendo que pode retirar do TikTok as músicas de seus cantores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Novo estudo

Bactérias sobrevivem no solo do deserto do Atacama há milhões de anos

Imagem de destaque
Espetáculo

Auroras são vistas em vários países do mundo após tempestade solar

Imagem de destaque
Diagnosticada com câncer

Príncipe William atualiza estado de saúde de Kate Middleton: 'Ela está bem'

Imagem de destaque
Jimmy Butler

Astro prepara despedida da NBA e quer jogar no Flamengo: 'sou metade brasileiro'

A empresa alega que houve um impasse nas negociações para renovar o contrato com a plataforma, que expira nesta quarta-feira (31). A gravadora diz ainda que foi intimidada pela rede social, já que se mostrava resistente a ceder e abrir mão de suas propostas.

Publicidade


Um dos pontos de discordância se refere à remuneração adequada de artistas pela reprodução de suas músicas. A Universal diz que tentou convencer a rede social a aumentar os valores repassados aos músicos, mas os representantes da rede social teriam feito uma proposta aquém do esperado.


"O TikTok é responsável por apenas cerca de 1% de nossa receita total, uma indicação de quão pouco a plataforma remunera artistas e compositores, apesar de sua enorme e crescente base de usuários, do rápido aumento da receita de publicidade e da crescente dependência de conteúdo baseado em música", disse a gravadora, na carta aberta.

Publicidade


"Em última análise, o TikTok está tentando criar um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela música."


A empresa pediu ainda que a plataforma protegesse os artistas contra o uso nocivo da inteligência artificial.
"Mas quando propusemos que o TikTok tomasse medidas semelhantes às de nossos outros parceiros de plataforma para tentar resolver esses problemas, ele respondeu primeiro com indiferença e depois com intimidação."

Publicidade


Segundo a Universal, a rede social removeu seletivamente a música de alguns de seus artistas em começo de carreira, enquanto mantinha nomes já consolidados no mercado.


"As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder de sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar nos intimidar para que aceitemos um acordo ruim que subestima a música e prejudica artistas e compositores, bem como seus fãs."


Em nota, o TikTok afirma que é "triste e decepcionante que a Universal Music Group tenha colocado sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores." A plataforma diz ainda que a narrativa da gravadora é falsa.


Imagem
Ara Ketu recusa cachê 'humilhante' para tocar no Carnaval de Salvador
O Ara Ketu, uma das bandas mais tradicionais do axé baiano, anunciou nesta terça-feira (30) que iria cancelar sua participação no Carnaval de Salvador.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade