Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho em 2018

Aécio interrompe giro pelo país para tentar evitar derrota em BH

Agência Estado
23 out 2016 às 09:32
- Fotos Públicas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e um dos nomes cotados para disputar a Presidência em 2018, deve concentrar sua agenda de compromissos em Belo Horizonte na reta final do segundo turno para tentar evitar a derrota de seu aliado, João Leite (PSDB), na disputa pela prefeitura da cidade. Após ser o mais votado no primeiro turno, o candidato tucano aparece com 35% das intenções de voto, em desvantagem numérica em relação a Alexandre Kalil (PHS), que tem 41%, segundo pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira. Com a margem de erro de três pontos porcentuais, o resultado indica empate técnico.

Reservadamente, tucanos de todas as correntes internas avaliam que uma derrota em Belo Horizonte prejudicaria substancialmente o projeto nacional de Aécio e forçaria o retorno dele a Minas em 2018 para recompor sua base política.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2014, o candidato de Aécio no Estado, Pimenta da Veiga, foi derrotado pelo petista Fernando Pimentel na disputa pelo governo e sua adversária na corrida pela Presidência, Dilma Rousseff, teve mais votos no Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Mudanças climáticas

'Dia da Terra' é o tema do Google Doodle desta segunda

Imagem de destaque
Conheça

Barra do Cahy, primeira praia do Brasil à qual Cabral chegou em 22 de abril de 1500

Imagem de destaque
950 mil pessoas afetadas

Conflitos no campo foram recorde em 2023, mas área em disputa diminuiu


Nas últimas semanas e após aliados de Geraldo Alckmin e José Serra pressionarem publicamente o grupo do senador por mais espaço nas bancadas e no partido, Aécio fez um giro pelo Brasil para ajudar candidatos tucanos.

Publicidade


Presidência


Na disputa pelo comando do partido, aliados de Aécio sinalizam que ele próprio pode renovar o mandato na presidência do PSDB. Apesar de estar no segundo mandato, o estatuto tem brechas que permitem a renovação por pelo menos mais um ano. A escolha será em maio. O cargo é crucial nas articulações internas com vistas à disputa de 2018.

Já a proposta de realizar prévias nacionais para a escolha do candidato do partido, defendida por Alckmin, é vista pela maioria do partido como inviável e "instrumento de pressão" do governador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade