Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rebelião

Briga entre facções deixa nove mortos em presídio

Agência Estado
11 mar 2013 às 13:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma rebelião, na madrugada desta segunda-feira, na Casa de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, deixou nove presos mortos e 11 feridos. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará apurou que a rebelião começou nos primeiros minutos desta segunda-feira, quando duas facções rivais começaram a brigar no interior do presídio.

A rebelião aconteceu no Pavilhão 1, depois que um dos presos não respeitou o que eles chamam de regras da cadeia em relação a visitas, que acontecem aos domingos. A rebelião teria sido motivada pelo detento Carlos Pitombeira da Silva, que lesionou outros presos durante a visita de familiares, ferindo frontalmente a lei imposta pelos presos, que não permite brigas quando os visitantes estão no presídio. Um motim teria sido iniciado na madrugada desta segunda-feira, causando uma briga generalizada entre as duas facções rivais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Homens do Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar, agentes penitenciários e agentes do Grupo de Apoio Penitenciário foram chamados para separar a briga, mas encontraram resistência das facções, que tocaram fogo em colchões. Isso, segundo os peritos forenses, provocou a morte de nove detentos por queimaduras ou asfixia.

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Dos 11 que saíram feridos, três foram liberados após atendimento no maior hospital de emergência de Fortaleza, o Instituto José Frota (IJF). Oito presos permanecem internados com queimaduras graves correndo risco de vida. Eles tiveram mais de 40% do corpo queimado, segundo o plantão do IJF.


Dos nove mortos, a Secretaria de Justiça identificou cinco: Antônio Maurício dos Santos Aguiar, Benedito Freitas Vieira, Jonathan de Oliveira Albuquerque, José Reinaldo de Lima e Paulo Roberto Pinto de Oliveira.

Carlos Pitombeira da Silva, que teria provocado a rebelião saiu ferido, e se encontra isolado no presídio. O clima é de tensão, mesmo com a rebelião tendo sido controlada no início da manhã desta segunda-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade