Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Por ordem de Temer

Forças Armadas chegam a Natal; ataques continuam

Agência Estado
21 jan 2017 às 12:14
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de seis meses depois de ter deixado a cidade, 650 homens das Forças Armadas voltaram a atuar ontem em Natal e na região metropolitana, atendendo à ordem do presidente Michel Temer, que respondeu ao pedido de ajuda feito pelo governador Robinson Faria (PSD). As tropas serão reforçadas neste fim de semana, chegando a um total de 1.846 militares amanhã, vindos do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco.

A ideia é que eles ajudem no patrulhamento da região. De quarta-feira até ontem, o balanço do governo do Estado aponta 16 prisões e atentados em dez cidades. Foram registrados 36 incêndios, 4 disparos de armas de fogo contra prédios públicos - 3 em Natal e um em Parnamirim - e 39 apreensões (de armas, drogas, combustível). Só na capital, ontem, uma garagem foi invadida e dois ônibus acabaram queimados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Temer baixou decreto no Diário Oficial da União de ontem prevendo que o reforço militar permaneça no Rio Grande do Norte até o dia 30. Pela manhã, já era possível observar a chegada de veículos blindados a bases militares de Natal. "Faremos o policiamento ostensivo e preventivo dentro de um conceito baseado na presença", disse ao Estado o coronel Erland Mota, assessor de Relações Institucionais do Comando da 7.ª Brigada de Infantaria Motorizada. A operação em Natal será comandada pelo general Jayme Octávio de Alexandre Queiroz.

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Pela manhã, Temer se reuniu no Planalto com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que seguiu ontem para o Rio Grande do Norte, além do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e dos comandantes das Forças Armadas. De acordo com interlocutores do Planalto, o presidente está "preocupado" e "atento" à evolução da situação nos presídios. Na reunião, Temer comentou as imagens de presos dominando Alcaçuz, o que impressionou a todos.

Publicidade


Mesmo assim, os militares só atuarão no apoio às revistas nas cadeias - e sem contato direto com os detentos. Em Natal, à tarde, Jungmann também reforçou que a tropa não entrará em presídios onde há conflitos, como é o caso de Alcaçuz. "As Forças Armadas não vão substituir as polícias estaduais. A participação dos militares vai liberar as Polícias Militar e Civil para atuar em outras áreas. Não vamos permitir que o crime venha a imperar."


Continuidade

Segundo o coronel Erland, a operação denominada Potiguar 2 deve seguir os moldes da atuação de agosto, quando o apoio militar também foi acionado. Os pontos de patrulhamento devem atender à demanda estadual. Conforme relatos ao Planalto, ainda há ocorrências em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Caicó, Touros e Maxaranguape.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade