Segunda-feira, 27 de Março de 2017
21/01/2010 19:38
Será o fim?

MTE libera registro para "jornalistas" sem diploma

Em junho de 2009 o Supremo Tribunal Federal derrubou a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já está emitindo registro para jornalistas sem graduação específica na área, mas ainda não há critérios definidos. O que rege a decisão é o acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em junho de 2009 derrubou a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão. O ministério não exige nenhum documento que comprove o trabalho como jornalista em veículo ou empresa de comunicação.

A decisão permite que qualquer cidadão se torne um jornalista. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) critica a falta de critérios. "Os jornalistas diplomados serão identificados como 'jornalista profissional', mas o resto do mundo será identificado apenas como 'jornalista', sem nenhum critério. Isso quer dizer que analfabetos, menores e até mesmo criminosos poderão ter o registro", contesta Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj, que pretende realizar uma audiência com o ministro para discutir o caso.

No entendimento da entidade, os registros para jornalistas sem formação específica ainda não estavam sendo emitidos e que só deveriam ser depois de uma audiência com o ministro Carlos Lupi para debater o assunto. Segundo a Fenaj, o ministro quebrou o compromisso. A assessoria do Ministério do Trabalho nega e diz que o órgão teve que acatar o acórdão do STF, podendo depois ouvir propostas da Fenaj e adotar novos critérios.


De acordo com ministério, os jornalistas não diplomados na área, que conseguiram o Registro Precário Concedido por força de liminar - Ação Civil Pública- 2001.61.00.025946-3, deverão passar a ser identificados como Jornalista/Decisão STF, devendo ser selecionado como documento de capacitação: Decisão STF RE 511.961. Os demais, não diplomados, serão identificados apenas como "jornalista".
Redação Bonde
PUBLICIDADE
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 27/03/2017 17:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: