Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Levantamento

Sem banheiro, 4 milhões de brasileiros precisam defecar ao ar livre

Agência Estado
13 jul 2017 às 11:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 3 milhões de brasileiros, ou 11% da população rural, ainda não contam com banheiros. Se somados aos mais de 1 milhão nas zonas urbanas na mesma situação, o País tem mais de 4 milhões de habitantes que precisam defecar ao ar livre.

Os dados foram publicados na quarta-feira (12), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês). As instituições destacam ainda que, de uma forma geral, 61% dos brasileiros no campo e na cidade não dispõem de saneamento básico seguro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Os números fazem parte de um alerta mundial que as entidades lançam para a necessidade de que governos invistam em água e saneamento. De cada dez pessoas no mundo, três ainda não têm acesso à água potável. Seis de cada dez tampouco contam com saneamento básico seguro. No total, são 4,5 bilhões de pessoas sem saneamento e 2,1 bilhões sem água.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Mudanças climáticas

'Dia da Terra' é o tema do Google Doodle desta segunda

Imagem de destaque
Conheça

Barra do Cahy, primeira praia do Brasil à qual Cabral chegou em 22 de abril de 1500

Imagem de destaque
950 mil pessoas afetadas

Conflitos no campo foram recorde em 2023, mas área em disputa diminuiu

"A água potável, o saneamento e a higiene em casas não podem ser privilégios exclusivos dos ricos ou daqueles que vivem em centros urbanos", declarou o novo diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus. "Todos os países devem ter a responsabilidade de garantir que todo o mundo possa aceder a esses serviços."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade