Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

Ao som de Tchaikovsky, palavras para Saint’Clair Assis Silva

Isabela Fleischmann/Redação Bonde
29 nov 2017 às 11:35
- Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Saint’Clair Assis Silva foi um homem cuidadoso com a esposa. Londrinense, era fã de Bruce Springsteen e de Pearl Jam. Também tinha uma coleção de moedas desde o ano de 1870. Perito em matemática, cursou engenharia, mas trabalhava como analista de programação.

Raquel Cardozo Silva, sua companheira, conta que o conheceu quando tinha 14 anos. Ela havia se mudado de São Paulo para Londrina e estudava no Colégio Mãe de Deus. Saint’Clair costumava passar tempo na biblioteca municipal. Mais velho que Raquel, conheceram-se porque ela havia se perdido no caminho de volta para casa e ele a ajudou a encontrar o endereço. Depois disso, ficaram amigos e encontraram-se durante todo o ano. "Tomávamos caldo de cana nas tardes", lembra Raquel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Sam", como era carinhosamente chamado, mudou-se para o Rio de Janeiro para entrar na escola de aviação. Ele queria ser piloto. Formou-se, mas não exerceu a profissão. Raquel só foi encontrá-lo anos depois, quando ela estava na faculdade de direito. "O escritório onde eu fazia estágio prestava serviço para a empresa do pai dele e nos reencontramos."

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 17 e 18 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 16 e 17 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Luto

Reita, baixista da banda japonesa the GazettE, morre aos 42 anos

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 15 e 16 de abril de 2024 em Londrina e região


"Meu primeiro e único namorado", conta Raquel. "O homem mais culto e erudito do planeta, ensinou tudo que sei." Ele a ensinou a dirigir, por exemplo. Raquel lembra que era divertido já que ele tinha a formação de piloto.

Publicidade


Casaram-se em 2010. A família tinha dois cachorros: Tobias e Saul.


Em 2014, Raquel adoeceu e perdeu os movimentos. A atenção e o cuidado de Sam foram partes do tratamento. Foram dois meses em que ela apenas movia a cabeça e Sam a ajudava a se vestir, a comer, a tomar banho e a pentear o cabelo. "Ficava muito brava porque ele não conseguia fazer meu cabelo do jeito que queria, e ele ria e dizia que iria fazer um curso de cabeleireiro para cuidar dos meus cabelos", comenta, lembrando que Sam se esforçava muito assistindo vídeos no YouTube para aprender a arrumar seu penteado.

Publicidade


"O dia em que voltei a andar ele dizia ‘luz na passarela que lá vem ela’, e eu com aquelas muletas horrorosas. Seus beijos eram analgésicos e suas orações minhas forças", recorda.


O zelo também veio de Raquel, quando Sam adoeceu. "Ele tinha depressão. Eu tocava 'Wonderful Tonight', do Eric Clapton, e músicas do Tchaikovsky para ele no piano, e isso ajudava ele a dormir", lembra. "Sentirei a falta dele todos os dias."


Saint'Clair Assis Silva, 9 de outubro de 2017, aos 47 anos.

O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade