Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

Massami Shimokomaki foi professor, palmeirense e dono de bar

Marina Gallo - Redação Bonde
04 out 2017 às 14:38
- Reprodução/AEN- PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aos 76 anos, faleceu Massami Shimokomaki. Professor, pai, amigo e palmeirense, ele era formado em farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto e chegou ao título de doutor e PhD pela Bristol University, na Inglaterra. Depois de sua aposentadoria compulsória - ele brincava dizendo que o "expulsaram da universidade" -, tornou-se professor sênior da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e sócio de um dos bares mais tradicionais de Londrina.

Massami acreditava na cidade de Londrina e não desistiu de manter o bar aberto, mesmo em períodos econômicos difíceis. Ele dizia que o estabelecimento trazia renda e sustento para muitas famílias. Era, de fato, uma pessoa esperançosa e otimista. "Ele estava muito mais preocupado em gerar renda [para os outros] do que ganhar dinheiro", conta seu sócio e amigo, Vitor Tersivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O bar também era palco de muitos jogos de futebol, os quais Massami nunca perdia. "Sempre assistia ao jogo no bar com a camiseta do time. Brincava com os clientes que torciam contra." Suas principais características vêm fácil à memória de Vitor: "comunicativo e muito alegre". "Usava as mãos para falar e falava muito. Ele mesmo falava que não era japonês: era um japonês italiano."

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 16 e 17 de março de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 15 e 16 de março de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 14 e 15 de março de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 13 e 14 de março de 2024 em Londrina e região

Como professor, orientou muitos alunos. Publicou quase 400 trabalhos acadêmicos, entre livros, artigos e publicações na companhia de alunos.


Da descoberta do câncer ao falecimento foram poucos dias. Vitor diz que Massami tinha o sonho de abrir mais um estabelecimento e se recorda com afeto: "ele despertava em mim a alegria de viver".

Massami deixa mulher e três filhos, dia 10 de setembro, aos 76 anos, de câncer.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade