Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

Mauro Onivaldo Ticianelli, um londrinense de coração

Gabriela Campos - Redação Bonde
20 set 2017 às 16:39
- Reprodução/Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Amor e dedicação pela família, pelo trabalho e pela cidade de Londrina. Esta era a principal característica de Mauro Onivaldo Ticianelli.

Mauro era jornalista e advogado. Em 1964, enquanto trabalhava em Curitiba, no jornal Diário do Paraná, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo. Em Londrina, chegou em 1965, quando recebeu o convite para dirigir o departamento de jornalismo da então TV Coroados. E, desde então, apaixonou-se pela cidade e não saiu mais daqui.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foi em território pé vermelho que Mauro cursou Direito, na recém fundada Universidade Estadual de Londrina (UEL). "Ele se formou com a melhor nota que a UEL já teve até hoje. Na época ele recebeu a láurea acadêmica, pois obteve o primeiro lugar do curso todo de Direito", conta, com orgulho nos olhos, a esposa, Darci Ticianelli.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 16 e 17 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Luto

Reita, baixista da banda japonesa the GazettE, morre aos 42 anos

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 15 e 16 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 14 e 15 de abril de 2024 em Londrina e região


Gabriela Campos/Redação Bonde
Gabriela Campos/Redação Bonde - Nas paredes da residência do casal, quadros relembram o prêmio de láurea acadêmica recebida por Mauro
Nas paredes da residência do casal, quadros relembram o prêmio de láurea acadêmica recebida por Mauro


Após a formatura, veio o concurso para professor universitário. Foram 30 anos em salas de aula na UEL, além dos cargos de vice-reitor e de diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) na mesma instituição; de vice-reitor da Universidade Norte do Paraná (Unopar); e de governador do Rotary Club; entre tantas outras coisas. Ele recebeu até a Comenda Ouro Verde.

Publicidade


Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal - Entrega da Comenda Ouro Verde, durante a festa de aniversário de 70 anos de Mauro
Entrega da Comenda Ouro Verde, durante a festa de aniversário de 70 anos de Mauro


Mas e em casa, quem era Mauro Ticianelli?


Marido amoroso. Pai presente. Avô parceiro. E, não podemos esquecer, palmeirense roxo.

Publicidade


"Hoje nós temos o pacote da TV a cabo mais completo por causa dele. Ele não perdia um jogo do Palmeiras. A família toda vinha aqui. Era sempre uma festa. Pediam pizza, gritavam. Podia perder, podia ganhar, era uma festa. Aquilo era uma realização para ele."


O casal se conheceu em 1965, em um concurso do Miss Paraná. "Eu vim para Londrina para representar Andirá no concurso. O Mauro pegava a mão da misses para subir na passarela e foi aí que grudou a nossa mãozinha. E não desgrudou mais. Foi amor à primeira vista."

Publicidade


Darci ainda conta, com felicidade, sobre a amizade entre os filhos. "Temos três filhos fantásticos. São amigos, companheiros. Entre eles existe uma amizade que admiro muito e que o Mauro também admirava."


Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal


Com 49 anos de casamento, três filhos também advogados e oito netos, Mauro se foi. Batalhador, realizador, pacificador e incentivador. "Hoje eu converso com você [repórter] e não choro, nem meus filhos. Nós estamos com uma paz que não vem da gente, uma paz que veio graciosamente, gratuitamente, e que nos torna completos, que é a paz de Deus. O Mauro se foi, mas deixou um legado: a nossa família. E eu considero a família mais linda do mundo."


Deixa mulher, três filhos e oito netos. Dia 11 de setembro, aos 77 anos, de isquemia.

O Portal Bonde publicará obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade