Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imbróglio

Aumenta índice de infestação do Aedes aegypti em Ibiporã

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jan 2017 às 12:26
- Arquivo/NCS/PMI
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, divulgou o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano em Ibiporã. O trabalho foi realizado entre os dias 9 e 13 de janeiro com a inspeção de cerca de 900 imóveis (5% do total) pelos agentes de endemias em todas as regiões da cidade.

O resultado ficou em 2,0%, acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de até 1%. Ou seja, de cada 100 imóveis visitados dois apresentaram focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em janeiro do ano passado o índice ficou em 4,5%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Tradicionalmente os percentuais sobem no início do ano devido à combinação de calor e chuvas constantes, o que facilita a proliferação do mosquito. No entanto, o índice é menor do que em anos anteriores e está relacionado com a intensificação dos trabalhos realizados em 2016 devido à contratação e prorrogação dos contratos dos agentes temporários, intensificação no tratamento de bloqueio com UBV Costal e visitas mensais a 100% do território para remoção mecânica dos criadouros", aponta o coordenador de combate à dengue, Aldemar Galassi.

Leia mais:

Imagem de destaque
253 vagas no total

Concurso público do Governo do Paraná com salários de até R$7.616,88 está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Estratégia de reprodução

Fim da piracema: balanço expõe desafio à fiscalização ambiental no Paraná

Imagem de destaque
23 óbitos desde julho de 2023

Paraná registra sete novas mortes por dengue em uma semana

Imagem de destaque
106 cursos no Paraná

Inscrições para o vestibular de inverno da UTFPR estão abertas até 9 de abril


Galassi ressalta que o dado preocupante é que 99% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados nas residências, demonstrando a falta de cuidado da população em relação aos seus quintais. "São garrafas, latas, entulhos, vasos de plantas e bebedouros de animais que acumulam água e viram criadouro do mosquito. O ciclo de reprodução do Aedes, do ovo à forma adulta, pode levar de cinco a 10 dias. Se a população não colaborar podemos enfrentar uma nova epidemia de dengue", alerta o coordenador.

Publicidade


A Secretaria Municipal de Saúde convoca a todos para entrar nesta luta, verificando seus quintais, removendo águas paradas, lavando os bebedouros de animais, mantendo as piscinas limpas e tratadas, verificando as calhas, colocando todo o lixo para a coleta seletiva e não jogando lixo em terrenos baldios.


Números
Conforme o setor de Epidemiologia, no novo ciclo epidemiológico, que começou em 1 de agosto de 2016 até agora, Ibiporã registrou 286 notificações para a dengue, sendo seis positivos, todos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município.


Durante todo o ano passado foram notificados 2.599 casos de dengue em Ibiporã, sendo 1.413 positivos- todos autóctones. Também foram contabilizados cinco casos de zika vírus no ano passado.

Ibiporã enfrentou epidemias de dengue em 2011, 2013, 2014, 2015 e 2016. A OMS estabelece como parâmetro para caracterização de epidemia incidências iguais ou superiores a 300 casos confirmados para cada grupo de 100 mil habitantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade