Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cerca de 380 quilos

Avião com droga que caiu no Paraná estava com licença de voo suspensa

Agência Brasil
20 jan 2017 às 20:44
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O avião pertencente a uma empresa de serviços aéreos, que caiu no último sábado (14), no interior do Paraná, com cerca de 380 quilos de pasta base de cocaína, estava com a autorização para voos suspensa desde o último dia 10. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a validade do Certificado de Inspeção Anual de Manutenção da aeronave prefixo PT-UCQ venceu no dia 10 de dezembro de 2016. A partir dessa data, a empresa tinha 30 dias para operar enquanto estivesse regularizando a situação. O prazo venceu no dia 9, mas a Anac informou que não encontrou registros de nenhum pedido de regularização do certificado.

Apesar disso, funcionários da Onesko Aviação Agrícola afirmam que a aeronave vinha sendo usada até pelo menos dois dias antes do acidente. De acordo com os empregados, o avião foi furtado dias antes da queda e um boletim de ocorrência foi registrado. A Anac afirmou não ter sido comunicada do possível furto do avião.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a secretária da Onesko, Letícia Evelyn da Silva, o próprio dono da empresa, o piloto Jaroslau Onesko Filho, deixou o escritório da empresa em São Jorge do Ivaí (PR) na quinta-feira (12), dois dias antes de o avião cair, avisando que faria um serviço de pulverização em uma fazenda da região. Retornou na sexta-feira (13), quando disse que precisava ir a Maringá (PR) comprar peças para a aeronave. A partir daí, segundo Letícia, o piloto não voltou a falar com os funcionários do escritório até pelo menos a última quarta-feira (18). Os funcionários afirmam ter ficado sabendo da queda do avião através da imprensa, durante o final de semana, quando o escritório estava fechado. E alegam não ter recebido nenhuma orientação sobre como proceder na volta ao trabalho, na segunda-feira (16).

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina


Até ontem (19), o delegado da Polícia Civil responsável pelo inquérito, Alysson Gabriel Tinoco, não tinha recebido informações precisas sobre o paradeiro do dono da Onesko. A queixa-crime, segundo o delegado, foi registrada em uma delegacia de Paranavaí (PR), na última segunda-feira (16) – dois dias após a queda do avião ser noticiada pela imprensa.

Publicidade


Segundo o delegado, o aparelho ficará sob a custódia da Polícia Civil até o fim das investigações. Peritos coletaram provas biológicas que podem ajudar a identificar quem estava pilotando o avião no momento da queda. Já a Anac informou que, se ficar comprovado que a aeronave foi usada após o prazo limite, a Onesko poderá responder a processo administrativo que pode culminar com a interdição da aeronave e a suspensão da habilitação do piloto. A agência também deve enviar o caso para conhecimento do Ministério Público Federal (MPF), para que eventuais penalidades no âmbito criminal sejam aplicadas.


A Agência Brasil tentou contato com Jaroslau, mas o telefone informado só dava na caixa postal. O advogado indicado pelos funcionários da empresa disse que estava apenas atendendo a um pedido do dono da empresa, checando se o boletim de ocorrência tinha sido devidamente registrado, e não autorizou que seu nome fosse citado na reportagem.


No sábado, quando chegaram ao local onde o avião caiu, policiais militares não encontraram o piloto. Testemunhas relataram que o homem tinha deixado o local em um táxi que chegou algum tempo após o acidente. A polícia identificou e ouviu o taxista, que contou ter atendido a uma chamada telefônica. Ainda segundo o taxista, o homem estava ferido e pediu para ser levado até uma cidade próxima, mas, no meio do caminho, pediu para que o motorista o deixasse ali mesmo e se embrenhou em um matagal.

Escondidos na cabine do avião e no interior do chamado tanque seco (hopper - originalmente usado para acondicionar agrodefensivos), os policiais encontraram cerca de 380 quilos de pasta base de cocaína. Segundo o delegado Tinoco, a droga poderia render entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões a traficantes. Temendo a ação de bandidos, as forças policiais pediram autorização judicial para incinerar toda a droga, o que foi feito no último domingo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade