Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novo estatuto

Cerca de 90% do efetivo da Polícia Civil aderiu à greve por tempo indeterminado

Viviani Costa - Grupo Folha
18 out 2016 às 20:02
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Falta de coletes balísticos, efetivo insuficiente e manutenção de presos em delegacias fazem parte da pauta de negociação levada ao governo do Estado para colocar fim à greve da Polícia Civil iniciada na segunda-feira (17). Além das melhorias nas condições de trabalho, a categoria reivindica a discussão de um novo estatuto para regulamentar, entre outros itens, as promoções de carreira.

De acordo com o presidente do Sindicato das Classes dos Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), André Gutierrez, 90% do efetivo aderiu à paralisação. Os servidores se revezam para manter o mínimo de 30% dos policiais nas delegacias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com poucos profissionais, serviços como o registro de boletim de ocorrência, perícias, investigações e oitivas estão suspensos. Apenas crimes contra a vida e flagrantes são atendidos pelas equipes de plantão. Segundo Gutierrez, das 22 subdivisões policiais do Paraná, apenas a de Cianorte não confirmou oficialmente a adesão à greve, embora os policiais já tenham declarado apoio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira

Governo do Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para a dengue

Imagem de destaque
Em Mauá da Serra

Duplicação da PR-445 avança na nova pavimentação e recuperação da pista antiga

Imagem de destaque
314 vagas no Paraná

Secretaria da Saúde divulga lista geral de processo seletivo com mais de 18 mil inscritos

Imagem de destaque
Caminho alternativo

Norte Pioneiro: Jacarezinho avalia abrir estrada vicinal para desviar de pedágio


"O governo anunciou a compra de 8 mil coletes, mas não recebemos. Continuamos com 10 mil presos em delegacias. Não temos nem um delegado por delegacia. Os policiais não têm a obrigação de cuidar de presos e nem de trabalhar o dobro da carga horária por falta de efetivo. Nosso estatuto precisa ser reformulado. Ele é de 1982, está desatualizado e cheio de emendas. Estamos aguardando um posicionamento do governo", destacou o presidente do Sinclapol.

Publicidade


Policiais civis e professores das escolas estaduais e docentes e servidores das universidades foram convidados a participar de uma reunião geral na tarde desta quarta-feira (19) com secretários estaduais.


Em nota, a assessoria da Polícia Civil informou que "o Governo do Estado está em permanente diálogo com a categoria" e uma reunião foi realizada na semana passada para debater a pauta de reivindicações. Segundo a assessoria, o governo adquiriu coletes e armas, realizou cursos de formação e reforçou em 40% o número do efetivo.

Leia mais na edição desta quarta-feira (19) da Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade