Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta sexta

Chuva ácida causa morte de peixes no Rio Pirapó em Maringá

Redação Bonde
29 set 2017 às 20:01
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chuva ácida registrada nesta sexta-feira (29), na região de Maringá, acabou levando toda a poluição para o Rio Pirapó, que ocasionou a morte de vários peixes. As informações são do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O IAP emitiu nota nesta sexta-feira (29) explicando que a falta de chuva por mais de 30 dias e o tempo seco acumularam muita poluição na região. E, por isso, muitos peixes acabaram morrendo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) do Escritório Regional de Maringá, já solicitaram a uma empresa analise do nível de PH da água.

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira


O IAP não recebeu denúncias de contaminação, e também não registrou casos de poluentes sendo despejados na localidade.

Publicidade


Chuva ácida


A Defesa Civil do Paraná alertou na última quinta-feira (28) que chuvas isoladas com concentração moderada de substâncias químicas chegariam a algumas partes do Estado. Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes na água estão a estiagem de mais de 30 dias, os incêndios e a poluição causada por combustíveis e indústrias.

Publicidade


De acordo com o tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil, as pessoas devem se proteger dessas primeiras chuvas. "Como o pH (grau de acidez) da água pode estar um pouco elevado, isso pode causar irritação, principalmente em crianças com pele sensível", disse. "Mas nada que um bom banho não resolva", acrescentou.


Apesar de a chuva apresentar grande quantidade de poluentes, ressalta Vidal, ela ainda não é caracterizada como ácida. Para ganhar tal alcunha, o pH da água deveria ser inferior a 5, o que não vai acontecer com os chuviscos prestes a chegar ao Paraná. O pH normal da chuva, para efeito de curiosidade, é entre 5 e 7.

Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade