Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Confira um histórico sobre o saneamento básico no Brasil

Loriane Comeli - Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até o começo da década de 70, quando a população brasileira era de 92 milhões de habitantes, não havia um programa abrangente de saneamento básico. Cada município adotava as medidas que considerasse mais adequadas. "Era um salve-se quem puder", disse Yves Besse, presidente da ABCON. Eram comuns as fossas e poços nos fundos dos quintais para recolher o esgoto doméstico e obter água.

A população, no entanto, ia crescendo, e o governo militar, em 1969, criou o Planasa – Plano Nacional de Saneamento Básico – que, gerido pelo extinto BNH, o Banco Nacional de Habitação, começou a funcionar em 1971. No entanto, para obter financiamento para água e esgoto, os estados eram obrigados a criar companhias que, em forma de monopólio, executariam o serviço nos municípios. Assim é que, no Paraná, nasce a Sanepar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"De fato, essa situação durou uns 15 anos, porque em meados de 1980 o BNH faliu, a ditadura caiu e acabou o dinheiro", explicou Besse. Esta foi a segunda fase do saneamento básico brasileiro. A partir de então, com a sanção da Lei 8.987/95, que disciplinou a concessão e permissão da prestação de serviços públicos, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o setor de água e esgoto pôde começar a ser explorado pelas empresas privadas. "Com a lei, houve a tentativa de fazer com o serviço fosse prestado pela iniciativa privada, já que muitas companhias estaduais estavam em péssima situação financeira", lembrou Besse. "Mas a adesão dos municípios não foi grande".

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


No entanto, o marco regulatório do setor de abastecimento é a Lei 11.445/2007, que estabeleceu as diretrizes do saneamento básico. "Esta lei determina principalmente que todo o serviço de água e esgoto tem que ter planejamento, já que é uma atividade de longo prazo". Por isto, uma das regras básicas é que as prefeituras aprovem um plano municipal de saneamento básico, medida que Londrina ainda não adotou. "Sem isso, qualquer contrato é inválido".

Publicidade


A lei do marco regulatório é aplicada juntamente com a lei das concessões públicas (8.987/95), a lei dos consórcios públicos (Lei 11.107/2005) e a lei das PPPs (parcerias público-privadas, Lei 11.079/2004). "Nessas normas, estão todas as regras para a operação do serviço de água e esgoto pela iniciativa privada", explicou Besse.


Os consórcios públicos podem ser formados pela companhia estadual de saneamento e pelo município, por meio de uma autarquia criada especialmente para gerenciar o serviço de água e esgoto. São os municípios que têm que escolher como vão oferecer o serviço de água e esgoto. Há três possibilidades: executá-lo diretamente, criando uma autarquia própria para este fim; delegando à iniciativa privada, desde que obedecidas as normas legais; e operando por meio de um consórcio público, com a companhia estadual de saneamento.

No entanto, o contrato do consórcio público deve ser um "contrato-programa", no qual se faça o planejamento do setor, apontando, por exemplo, o volume de investimentos; o valor da tarifa; a forma de reajuste; as metas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade