Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Copel alerta sobre riscos com eletricidade na decoração de Natal

AEN
28 nov 2017 às 19:40
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As festas de fim de ano exigem cuidado com a ligação elétrica de elementos de decoração. Ao instalar ou manusear os enfeites, é preciso estar atento para evitar choque elétrico e curtos-circuitos.

Um dos principais cuidados ocorre já no momento da compra dos enfeites, que devem possuir certificação do Inmetro. Verifique a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É também importante garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga", alerta o gerente de segurança, João Alberto Kucek Junior, da Segurança do Trabalho da Copel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Smart21 Communities

Cidades do Paraná aparecem em ranking global de comunidades inteligentes

Imagem de destaque
Saiba mais

TCE-PR promove visita técnica para avaliar câmeras corporais da PM

Imagem de destaque
Oportunidade

Governo do Paraná está com 482 vagas de estágio abertas

Imagem de destaque
Tragédia

Caminhoneiro morre em sinistro com três caminhões e carro em Siqueira Campos


Instalação

Publicidade


Outro ponto importante é que durante a instalação ou montagem dos enfeites seja mantida uma distância da rede elétrica, evitando o choque elétrico por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas.


Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas

Publicidade


Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes.


Incêndios são as consequências mais frequentes e catastróficas das sobrecargas, que geralmente têm a sua origem no curto circuito ou no superaquecimento dos circuitos elétricos. Neste caso é importante evitar ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois pode haver sobrecarga.

"Evite, também, que as crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas", lembra o gerente de segurança da Copel.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade