Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Por SMS

Defesa Civil vai disparar avisos sobre eventos meteorológicos

AEN-PR
11 out 2017 às 13:16
- JFOGURA/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil irá enviar a partir desta segunda-feira (16) alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e começou a funcionar em junho, como projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018, iniciando pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Para receber os alertas de ocorrências de chuvas de granizo, tempestades e vendavais, os usuários precisarão responder, com o número do seu CEP, a mensagem que será enviada pelas operadoras telefônicas entre os dias 16 e 20 de outubro. Caso não receba a mensagem, é possível se cadastrar enviando um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. "O sistema ainda está em fase experimental, mas até o final do ano já estaremos bem maduros", explicou o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Edemilson de Barros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


Atualmente, já são enviados alertas por SMS aos gestores municipais e à rede estadual de Defesa Civil, além dos cinco municípios que já tinham o serviço cadastrado. "Quando houver a confirmação de um evento meteorológico severo, iremos reportar para a toda a população. O importante agora é que as pessoas retornem o SMS que receberem das operadoras e fiquem tranquilas", salientou Barros. "O nosso propósito é alertar situações que possam ocorrer, para que a população se prepare antecipadamente", destacou.

O meteorologista e chefe de Monitoramento do Cenad, Tiago Molina Schnorr, explicou que o sistema começará a operar pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo porque os três estados já têm uma rede estruturada de Defesa Civil e em razão dos fortes eventos climáticos que atingem a região, principalmente durante a primavera e o verão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade