Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Fiscalizações do TCE-PR em 2017 priorizam educação, saúde, sistema carcerário e lixo

Redação Bonde com TCE-PR
07 mar 2017 às 16:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao longo de 2017, o corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná se dedicará a fiscalizações em áreas prioritárias da administração pública, incluindo educação, saúde, segurança, obras, meio ambiente, despesas com pessoal e gestão. Essas metas estão traçadas no Plano Anual de Fiscalização (PAF-2017), aprovado pelo Pleno do TCE-PR na sessão de 23 de fevereiro.

"Nossa ação fiscalizadora está em consonância com o Plano Estratégico 2017-2021, que nos coloca a permanente missão de fiscalizar a gestão dos recursos públicos e a visão de ser um Tribunal mais próximo da sociedade, com mais resultados que a beneficiem", afirma o presidente, conselheiro Durval Amaral. Segundo ele, os valores que nortearão o trabalho são efetividade, equidade, ética, independência, inovação, profissionalismo e transparência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O PAF-2017 está dividido em nove áreas (detalhadas no quadro abaixo). Uma das ações prioritárias será a auditoria no sistema carcerário do Paraná – primeira determinação de Durval ao tomar posse do cargo de presidente, em janeiro. Até o final de março, uma equipe de servidores concluirá levantamento prévio sobre instalações, estrutura de pessoal, gestão, custo e capacidade de ressocialização do sistema carcerário. Com base neste levantamento será definido o escopo da auditoria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Início das obras

Pista da 445 em Tamarana será bloqueada a partir de segunda para obras de viaduto

Imagem de destaque
Carros descobertos

Justiça manda retirar veículos do pátio da delegacia de Palmital para evitar dengue

Imagem de destaque
Em Curitiba

Homem que cortou corda de trabalhador ameaçou funcionários no prédio no PR

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana


Pré-escola e creche

Publicidade


Na área da educação, o Tribunal repetirá auditoria para verificar o cumprimento da Meta 1 dos Planos Nacional e Estadual de Educação (que estabelecem a universalização do acesso à pré-escola às crianças entre quatro e cinco anos e a crescente ampliação do acesso à creche). Neste ano, o trabalho será executado em municípios diferentes daqueles fiscalizados em 2015 e 2016 – que, por sua vez, serão alvo de monitoramento destinado a verificar o cumprimento das medidas recomendadas pela corte.


Na saúde, a prioridade é avaliar o acesso da população aos programas de atenção básica oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outra auditoria verificará o gerenciamento do lixo urbano. Obras de pavimentação serão analisadas em outro trabalho, concentrado na qualidade do asfalto e de serviços complementares.

Publicidade


A qualidade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos municípios também será verificada no PAF 2017. O TCE-PR fará auditorias na despesa com pessoal dos municípios em áreas como folha de pagamento e regime próprio de previdência social (RPPS). Além disso, a Casa manterá as auditorias em operações de crédito realizadas pelo Estado e municípios junto a órgãos internacionais.


100 municípios

Publicidade


O PAF-2017 executará fiscalizações in loco em 100 municípios paranaenses – repetindo o número obtido pelo Tribunal no ano passado. "Isso significa que, no período de quatro anos, correspondente a uma gestão administrativa, o Tribunal terá executado pelo menos uma fiscalização presencial em cada um dos 399 municípios do Paraná", explica o coordenador-geral de Fiscalização, Mauro Munhoz. A meta cumpre diretriz da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).


O PAF consolida as características definidas para o trabalho de fiscalização do TCE-PR. Auditorias, inspeções e monitoramentos são executados de maneira integrada, por equipes multidisciplinares, com formação profissional diversa. A seleção dos alvos de cada fiscalização obedece o critério de importância daquele serviço público para o conjunto de cidadão beneficiados. Por causa disso, saúde, educação e segurança, por exemplo, são anualmente áreas prioritárias da fiscalização.

Publicidade


Outras características presentes no PAF são a coordenação centralizada dos trabalhos – na Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) e nas Inspetorias de Controle Externo (ICEs) –, o foco no planejamento, o uso crescente de indicadores de desempenho como instrumento de auditoria e a transparência, com a divulgação dos critérios técnicos utilizados para a seleção dos órgãos fiscalizados.


A novidade do PAF-2017 é a possibilidade de utilização do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). Por meio desse instrumento, recém-introduzido na Lei Orgânica do TCE-PR e normatizado pela Resolução nº 59, a corte poderá estabelecer com os jurisdicionados compromissos para a correção de irregularidades apontadas pelos técnicos durante o trabalho de fiscalização.

Publicidade


ÁREAS DE FISCALIZAÇÃO - PAF 2017


EDUCAÇÃO

Publicidade


· Auditar o cumprimento da Meta 1 dos Planos Nacional e Estadual de Educação (que estabelecem a universalização do acesso à pré-escola às crianças entre quatro e cinco anos e a ampliação do acesso à creche) em municípios diferentes daqueles fiscalizados em 2016.


· Monitorar o cumprimento da Meta 1 pelos municípios auditados em 2015 e 2016.


· Manter a fiscalização, iniciada em 2016, do Programa Escola 1.000, que prevê investimento de R$ 100 milhões na modernização de mil escolas estaduais.


SAÚDE


· Verificar a acessibilidade dos usuários à atenção básica oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


· Aprimorar os Indicadores de Desempenho da Saúde Municipal, que orientarão todas as ações de fiscalização do TCE-PR na área.


SEGURANÇA


· Auditar o sistema carcerário do Paraná, avaliando instalações, estrutura de pessoal, gestão, custo e capacidade de ressocialização dos detentos.


AMBIENTE


· Auditar o gerenciamento do lixo, especialmente no atendimento às obrigações estabelecidas pela Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa lei determina a extinção dos lixões a céu aberto, substituindo-os por aterros sanitários.


OBRAS PÚBLICAS


· Auditar obras de pavimentação em execução e a gestão do patrimônio público.


DESPESA COM PESSOAL


· Auditar a gestão da folha de pagamento nos municípios.


· Auditar os regimes próprios de previdência social dos municípios.


· Monitorar o cumprimento, pelos municípios, das recomendações decorrentes de fiscalizações realizadas em 2016 na área de despesa com pessoal.


GESTÃO


· Fiscalizar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos municípios, com seus reflexos nos demonstrativos contábeis.


FINANCIAMENTOS INTERNACIONAIS


· Auditar operações de crédito cofinanciadas pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para a execução de obras pelo Governo do Estado e municípios paranaenses.


DECISÕES PLENÁRIAS

· Fiscalizações determinadas por acórdãos dos órgãos colegiados do TCE-PR: Pleno, Primeira e Segunda Câmaras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade