Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Geadas e frio intenso podem danificar medidores de água

Redação Bonde com AEN
09 jun 2017 às 16:33
- Divulgação/Sanepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sanepar faz uma alerta à população para que proteja seus hidrômetros nos dias de frio intenso. A queda das temperaturas e as geadas podem congelar a água dentro dos medidores e provocar o rompimento das tubulações que ficam expostas, causando a interrupção do abastecimento.

A sugestão é que os moradores cubram o relógio e os canos aparentes com caixas de papelão, pedaços de plástico, lonas, ou com outros tipos de material que impeçam o acúmulo de gelo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite, para evitar o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação. O gerente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, diz que o material de proteção deve ser de fácil remoção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Localizado em Paranavaí

Maior núcleo genético de suínos da América Latina começa a comercializar animais

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia


"O que for utilizado para evitar o congelamento da tubulação e dos equipamentos deve ser retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta, para que o leiturista da Sanepar não tenha dificuldade no momento de fazer a leitura e entrega da conta", completa.

Publicidade


Ocorrências – No ano passado, foram registradas 600 ocorrências em todo o Estado. As regiões Centro-Sul, Sudoeste e Sul foram as que tiveram maior volume de casos. Em Palmas, 160 imóveis tiveram desabastecimento pelo rompimento das tubulações e cavaletes. Em General Carneiro foram registrados 143 casos.


Tempo – O Simepar divulgou na manhã desta sexta-feira (9) que as temperaturas chegaram a 2,8º e que foi registrada chuva congelada em Palmas. A previsão é de ocorrência de geadas, de intensidade moderada a forte, neste sábado (10) e no domingo (11), nas regiões de Palmas, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Ponta Grossa, Castro, Ivaiporã e Telêmaco Borba.

Ainda de acordo com o Simepar, os termômetros podem marcar 3 graus negativos em Bituruna, Mangueirinha, Palmas, Pinhão, Candói e General Carneiro. Em Pato Branco, Mariópolis, Guarapuava, Mallet, Clevelândia, as temperaturas também ficarão abaixo de zero. Já em Castro, Rebouças, Telêmaco Borba, União da Vitória e Irati, a mínima prevista é de zero graus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade