Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Falta de diálogo

Jardim Alegre vive surto de cinomose e ONG reclama de falta de recursos para cuidar dos cães

Gabriela Campos - Redação Bonde
09 jan 2017 às 18:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O município de Jardim Alegre, região Norte do Paraná, vive um impasse: de um lado, a única organização não-governamental (ONG) de proteção animal do município, Toca de Assis, de outro a nova administração da cidade, liderada pelo prefeito recém-empossado, José Roberto Furlan.

De acordo com a presidente da ONG, Sandra Gonçalves, o prefeito se recusou a renovar o contrato de repasse de recursos, o qual é feito com a entidade todos os anos. "O prefeito nos recebeu mal durante a reunião que fizemos com ele no começo do mês e disse que tem outras coisas mais importantes e urgentes para tratar e que cachorro não é prioridade", afirma Sandra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A presidente da ONG ainda ressalta que com uma população de cerca de 800 animais abandonados, a cidade vive um surto de cinomose, doença altamente contagiosa e que pode levar o animal à morte. "Cachorro precisa de amor, cuidado. O mínimo que um animal precisa é de um lar", desabafa a presidente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


Contudo, Neni Aparecida, diretora do Departamento de Administração de Jardim Alegre, afirmou que o caso não passa de um mal entendido. "Toda essa confusão foi resultado de uma completa falta de diálogo entre a ONG e a prefeitura. Não conseguimos manter um diálogo saudável com a representante da ONG, só por isso a renovação ainda não foi feita", disse Neni em entrevista ao Portal Bonde.

Publicidade


Segundo ela, a prefeitura não irá negar ajuda à ONG, pois sabe a importância do trabalho da Toca de Assis. "O valor será repassado da mesma maneira. Na verdade, estamos até estudando um possível aumento desse recurso. A ONG e a prefeitura possuem a mesma intenção, o que ainda não conseguimos foi sentar e conversar. Queremos ser parceiros e para podermos organizar tudo isso juntos."


Enquanto essa reunião não ocorrer, Neni garante que a organização não-governamental continuará recebendo o valor combinado anteriormente com a antiga gestão. "Iremos repassar o recurso destinado à ONG no final do mês de janeiro", completa Neni.

Publicidade


Toca de Assis


O lar Toca de Assis atende cerca de 60 cachorros, abrigados em ambientes provisórios ou em lares de voluntários. Os animais assistidos pela ONG são vítimas de maus tratos, como queimaduras e outros tipos de violências físicas.

Atualmente, o único apoio financeiro fixo que a ONG recebe é o repasse oriundo da prefeitura, porém, de acordo com a presidente da ONG, Sandra Gonçalves, esse valor não é suficiente para suprir todas as despesas. "Todos os meses recebíamos R$ 700, mas só de ração temos um gasto de R$ 1,2 mil", lamenta Sandra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade