Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Frio intenso

Londrina tem manhã fria e geada deve chegar nesta quarta-feira, avisa Iapar

Redação Bonde com Simepar/Iapar
18 jul 2017 às 08:26
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A geada deve chegar a Londrina nesta quarta (19) e quinta-feira (20), mas em uma intensidade muito menor em relação outras regiões onde o frio chegou mais forte. Depois dos 7°C desta terça (18), a temperatura mínima prevista para os próximos dois dias será de 5°C e a máxima, de 18 °C. "A geada é generalizada em todo o Paraná, mas pega mais forte nas regiões Sul e Oeste, onde já ocorre desde ontem", diz a agrometeorologista do Instituto Ambiental do Paraná (Iapar) em Londrina, Heverly Morais. Ela explica que a intensidade é maior nestes locais devido à localização e ao relevo – quanto mais alto, mais frio.

Ainda de acordo com ela, o prejuízo para a agricultura é menor porque os produtores se previnem e cuidam para reduzir os danos. No caso da região de Londrina, podem sofrer mais as hortaliças e o café. "Os produtores cobrem as folhas e aquecem as estufas. E, se houver perdas, em sessenta dias, as hortaliças voltam", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No caso do café, a orientação é enterrar as mudas de até seis meses e, para os pés com seis meses a dois anos, o ideal é cobrir com terra até o tronco, para evitar a perda da muda. O Iapar tem um sistema que avisa os cafeicultores automaticamente sobre a chegada de geadas, para que tomem as providências antecipadamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Localizado em Paranavaí

Maior núcleo genético de suínos da América Latina começa a comercializar animais

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024


Frio generalizado

Publicidade


A baixa temperatura marcada nos termômetros do Paraná na manhã desta terça fez com que os paranaenses reforçassem o agasalho. Uma grande massa de ar polar que se estabeleceu sobre a região sul do país foi a responsável pela chegada dessa intensa onda de frio. A chuva, que não chegou em todas as regiões do Paraná, está garantida na manhã desta terça para as áreas mais ao Norte e Leste, mas Londrina está fora da rota das precipitações.


Eraldo Torres/AENPR
Eraldo Torres/AENPR - Geada em Palmas, região sudoeste do Paraná
Geada em Palmas, região sudoeste do Paraná


No Sudoeste do Estado e nos Campos Gerais, as temperaturas ficaram negativas. Pato Branco e Guarapuava registraram -2ºC. Curitiba, famosa por ser a mais fria de todas as capitais, teve mínima de 2ºC. Maringá e Umuarama tiveram mínima em 4ºC.

(Atualizado às 9:10)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade