Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Região de Londrina

Mais de 3 metros acima do nível, Rio Tibagi transborda e inunda chácaras

Samara Rosenberger - Redação Bonde
24 nov 2015 às 13:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A forte chuva que cai sobre o Paraná desde a última sexta-feira (20) tem afetado moradores de várias regiões, em especial, de áreas ribeirinhas. Não é preciso ir muito longe para constatar esse efeitos. Em Jataizinho, região metropolitana de Londrina, o rio Tibagi transbordou, alagando dezenas de residências e chácaras da zona rural. As informações são da Defesa Civil.

"Existem dois pontos mais críticos: um conjunto de pelo menos 20 chácaras próximo à bifurcação do rio Jataizinho, afluente que corta o município, e outro na Vila Frederico. Além de equipes da Prefeitura, o Corpo de Bombeiros de Ibiporã foi acionado para auxiliar no atendimento às vítimas", explicou Rodolfo Brandão, secretário-executivo do órgão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Rio Tibagi já está a três metros e meio acima do nível normal. "Quando o nível ultrapassa quatro metros, um plano de contingência é acionado, ou seja, várias áreas se reúnem para uma força-tarefa, a fim de providenciar abrigos e atender a outras necessidades. Por enquanto, estamos apenas em estado de monitoramento. Existe sim a possibilidade de entrar em estado de alerta, mas isso será decidido apenas no final do dia", adiantou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gripe, Covid-19 e dengue

Cambé promove mais um Dia D de vacinação neste sábado

Imagem de destaque
Saiba como denunciar

PR reforça os canais para denúncias de violência contra crianças e adolescentes

Imagem de destaque
Nova resolução

Detran-PR suspende aplicação de multa automática por não realização de exame toxicológico

Imagem de destaque
Força-tarefa

Paraná vai mandar novos bombeiros com cães de busca e resgate para o RS


Barcos, inclusive, já estão posicionados na região para eventuais saídas de moradores, caso seja necessário. "A população já foi avisada da situação desde semana passada, quando recebemos a informação de que a vazão nas usinas hidrelétricas da Copel está quatro vezes superior ao normal. A defluência média é de 700 metros cúbicos, sendo que, às 7 horas de sexta, marcava 1.900 metros cúbicos", detalhou o secretário-executivo.


"Desde então, o rio subiu quatro metros e foi caindo de nível no fim de semana. Existe também o sincronismo com a barragem de Capivara, que também está com vazão excedente", completou. "O problema é que algumas pessoas se recusam a sair de suas casas com medo de deixar seus pertences e serem vítimas de arrombamentos e furtos", finalizou.

Por enquanto, não foi possível calcular o número de pessoas afetadas no município. Em princípio, não houve registro de feridos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade