Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sanções permanecem

Mantida devolução de R$ 73 mil em convênio de Paiçandu com a Oscip Igeap

Redação Bonde com TCE-PR
15 mar 2017 às 15:56
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) negou provimento ao recurso de revisão interposto pelos ex-prefeitos de Paiçandu Moacyr José de Oliveira (gestão 2005 a 2008) e Nelson Teodoro de Oliveira (2008) contra os Acórdãos nº 4154/15 e nº 5670/15 do Tribunal Pleno, que mantiveram a decisão do Acórdão nº 1337/15 da Segunda Câmara.

Originalmente, os conselheiros haviam julgado irregular o convênio realizado entre esse município da Região Metropolitana de Maringá e a organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Instituto de Gestão e Assessoria Pública - Londrina (Igeap), entre 2007 e 2008, para a implantação, execução e operacionalização do Programa Saúde da Família em Paiçandu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em função disso, permanece a determinação de recolhimento dos R$ 73.000,00 transferidos à Oscip pelo município, além das multas e outras sanções aplicadas. A decisão original havia sido fundamentada nas irregularidades referentes à inexistência de demonstrativo individualizado dos pagamentos efetuados pelo Igeap; à ausência de demonstrativo das receitas e gastos; à falta de encaminhamento do relatório de acompanhamento e fiscalização; e à terceirização indevida de serviços típicos do poder público.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta terça

Prefeitura de Jacarezinho entra com ação civil pública na Justiça por isenção da tarifa de pedágio

Imagem de destaque
Sem comprovação

Após recomendação do MP, Prefeitura de Antonina exclui post que indicava suco de inhame cru para tratar dengue

Imagem de destaque
Entenda

Projeto de lei cria programa de recompensas por informações sobre crimes no Paraná

Imagem de destaque
E mais 11 mortes

Paraná bate recorde e ultrapassa 110 mil casos de dengue; Londrina registra 8 mil


No Recurso de Revisão, os ex-prefeitos alegaram que o Igeap era credenciado como Oscip e atendia todos os critérios legais exigidos; e que há decisão do TCE-PR cujo entendimento permitiria a contratação de prestadores de serviço por meio de termo de parceria com Oscip.
O Ministério Público de Contas (MPC-PR) opinou pelo não provimento do recurso, pois todas as irregularidades foram devidamente apreciadas e votadas pelos julgadores. O órgão lembrou que a finalidade das Oscips, em especial na área da saúde, deve ter caráter complementar. E isso não ocorreu no convênio em questão, pois o Igeap assumiu a prestação de um serviço em substituição ao poder público.

Publicidade


Ao fundamentar seu voto, o relator do processo, conselheiro Fabio Camargo, destacou que não foram apresentados documentos que comprovassem a realização das despesas do termo de parceria, inviabilizando a verificação da correta aplicação dos recursos públicos. Ele lembrou que o artigo 9º da Lei nº 9.790/99 estabelece que as Oscips poderão formar vínculo de cooperação com o poder público que vise à comunhão de esforços entre o município e a entidade. Mas a parceria não se limitou à execução dos serviços públicos de forma complementar.


Camargo afirmou que houve transferência da prestação dos serviços de saúde à entidade privada, que passou a atuar como mera fornecedora de mão de obra para realização de atividade fim do município, em ofensa ao disposto no artigo 37, II, da Constituição Federal, que determina a contratação de pessoal mediante prévio concurso público.

Na sessão de 9 de fevereiro do Tribunal Pleno, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, o voto do relator. Os prazos para novos recursos passaram a contar a partir da publicação do Acórdão nº 375/17 – Tribunal Pleno, em 21 de fevereiro, na edição nº 1.540 do Diário Eletrônico do TCE-PR.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade