Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Luto oficial

Morre aos 91 anos o ex-governador do Paraná Jayme Canet Júnior

Redação Bonde
31 ago 2016 às 17:23
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-governador do Paraná Jayme Canet Júnior (1975-1979), morreu nesta quarta-feira (31), aos 91 anos. O governador Beto Richa (PSDB) decretou luto oficial de três dias.

O ex-governador era de Ourinhos, filho de Jayme Canet e Anita Lopes Canet. O pai, comerciante de café, veio para a região do Norte do Paraná na década de 1930. Estudou em Curitiba, no grupo escolar 19 de Dezembro no Ginásio Paranaense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na década de 1940, entrou na escola de Engenharia, mas não concluiu a carreira. Seguiu na gerência dos negócios de família no comércio e na agricultura, principalmente no ramo do café.

Leia mais:

Imagem de destaque

Avenida Presidente Vargas vai passar por recape asfáltico a partir de quinta-feira

Imagem de destaque
Aumento do fluxo

Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no Paraná

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR


Eleito governador pela Assembleia Legislativa em 03 de outubro de 1974, tomou posse em 15 de março do ano seguinte. Ao assumir, deu o tom da gestão e do caminho a ser seguido pelo Estado ao expressar que o grande desafio era dar sustentação ao processo de transformação da economia paranaense, que deixaria "a condição secular de essencialmente agrícola" para ser "predominantemente agroindustrial".

Publicidade


Fundou o Partido Popular que foi absorvido pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).


Uma das áreas que recebeu maior atenção ao longo da administração de Canet foi a malha rodoviária estadual. Em quatro anos de gestão, ele pavimentou cerca de 4 mil quilômetros de estradas, integrando o Estado e facilitando a comunicação entre todas as regiões econômicas paranaenses.

Publicidade


Jayme morreu em Curitiba, por falência respiratória. O velório será a partir das 8h no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e o enterro no Cemitério Municipal, às 16h.


Nota


Beto Richa lamentou o falecimento do ex-governador, por meio de nota. "Um dos mais realizadores na história do Paraná, o governo de Canet lançou as bases para a implantação da moderna infraestrutura de transporte do Estado, com a pavimentação de milhares de quilômetros de rodovias em todo o território paranaense", diz um trecho do texto.

Beto Richa definiu Canet como "íntegro, dinâmico e austero" e citou a contribuição do ex-governador no processo de transição de um estado agrícola para uma economia industrial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade