Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Multa de 40 vezes

Multados gestores do Paranacidade em 2014 por manter recurso em banco privado

Redação Bonde com TCE-PR
27 set 2016 às 17:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou regulares com ressalva as contas de 2014 do Serviço Social Autônomo Paranacidade, de responsabilidade de Carlos Roberto Massa Júnior (conhecido como Ratinho Júnior), e João Carlos Ortega, superintendentes naquele exercício. A manutenção de dinheiro da entidade em bancos privados provocou a ressalva nas contas e levou à aplicação de multa de 40 vezes a Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF-PR) aos dois gestores. Em setembro, o valor da multa para cada um é de R$ 3.762,40.

O julgamento, na sessão plenária de 18 de agosto, foi embasado em tomada de contas extraordinária, a partir de uma Comunicação de irregularidade da Quarta Inspetoria de Controle Interno – responsável pela fiscalização do serviço social autônomo, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. A 4ª ICE constatou impropriedades no Balancete de Verificação do Paranacidade, que fez aplicações financeiras e abriu contas correntes nos bancos Bradesco e Itaú, em afronta ao disposto no artigo 164, parágrafo 3º, da Constituição Federal de 1988. A Constituição determina que aplicações e contas de entes públicos sejam feitas em bancos oficiais, obrigatoriamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O relator do processo, conselheiro Durval Amaral, acompanhou parcialmente os pareceres da Coordenadoria de Fiscalização Estadual (Cofie) e do Ministério Público de Contas (MPC), para considerar como ressalva as aplicações realizadas, com base no contraditório apresentado pelos gestores responsáveis no exercício de 2014. Ratinho Júnior e João Carlos Ortega alegaram que, em 2015, os recursos do Paranacidade foram transferidos para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, instituições financeiras oficiais, regularizando o item.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina é 14ª

Maringá é a cidade com melhor saneamento do Brasil; Paraná tem 5 municípios no top 15

Imagem de destaque
Casas estão abandonadas

Após Prefeitura desistir, Estado negocia posse de terreno da Aeronáutica em Londrina

Imagem de destaque
Reajuste salarial

Servidores de instituições federais de ensino entram em greve

Imagem de destaque
Segurança pública

Governo propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi


No entendimento do relator e das unidades técnicas, cabe, no entanto, a aplicação de multa (art. 87, IV, "g", da Lei Complementar Estadual nº 113/2005, a Lei Orgânica do TCE-PR), a cada gestor responsável pelo descumprimento de dispositivo da Constituição Federal. A Coordenadoria de Execuções (Coex) deverá calcular a multa, pelo valor da UPF-PR, após o trânsito em julgado do processo e na data de pagamento da sanção.

Os prazos para recurso passaram a contar em 5 de setembro, data da publicação do Acórdão nº 4102/16 - Tribunal Pleno, na edição nº 1.437 do Diário Eletrônico do TCE-PR, acessível no portal www.tce.pr.gov.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade