Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais qualidade

Nova tecnologia já alcança 30% da rede elétrica no Paraná

Agência Estadual de Notícias
31 mai 2017 às 13:36
- Sinara Freitas/Copel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um terço das redes elétricas urbanas no Paraná já são compactas, uma tecnologia de cabos protegidos e mais resistentes que contribuem para reduzir o número de interrupções no fornecimento de energia e melhoram a convivência dos cabos com a arborização.

Nos últimos cinco anos, a Copel vem construindo em média mil quilômetros de redes compactas a cada ano. Elas atualmente somam mais de 8 mil quilômetros nas áreas urbanas dos municípios paranaenses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A ampliação das redes compactas confere maior segurança e qualidade ao fornecimento de energia, reduzindo o índice de desligamentos", ressalta o presidente da Copel, Antonio Guetter. "Ela também contribui para uma convivência harmônica entre a rede elétrica e a arborização urbana, evitando podas drásticas por ocupar uma área menor".

Desligamentos

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


Formada por um conjunto de cabos de aço, condutores cobertos e espaçadores, a rede compacta apresenta melhor desempenho que a rede convencional graças à sua maior proteção. Por isso, pode contribuir para reduzir o número de desligamentos causados pelo contato de galhos, pipas e outros objetos com a rede de distribuição de alta tensão.

Publicidade


As compactas estão entre as principais razões para a redução, nos últimos anos, do número de desligamentos e do tempo que os consumidores ficam sem energia no Paraná. Entre 2015 e 2016, houve 13% menos desligamentos, e o tempo médio sem energia caiu 21%. Em Curitiba, o tempo total dos desligamentos caiu 30% no período.


Pioneirismo

Publicidade


A Copel foi uma das primeiras empresas a utilizar redes compactas no Brasil, começando a testar a tecnologia em 1994 na cidade de Maringá, que apresentava muitos desligamentos devido à sua densa arborização. Hoje a cidade possui praticamente 100% de sua rede composta por este tipo de cabos.


O projeto foi gradativamente ampliado a outros municípios, alcançando 1,4 mil quilômetros de compactas instaladas em 2008. De lá para cá, sua extensão cresceu quase seis vezes, ultrapassando atualmente os 8 mil quilômetros.

Publicidade


Desligamentos programados


Para substituir a rede convencional pela rede compacta, a Companhia programa desligamentos nos locais onde os novos cabos serão instalados. Esse tipo de interrupção permite que a melhoria seja feita com segurança, evitando riscos para a população e para as equipes que trabalham na rede.


Os desligamentos são precedidos por estudos que visam minimizar o impacto da falta de energia para os consumidores, restringindo ao máximo a área afetada e o tempo do desligamento. "Essas interrupções são muito importantes para trazer melhorias permanentes para os consumidores", acrescenta Guetter.

A Copel sempre informa os clientes que serão afetados por uma interrupção para a execução de obras. É possível consultar a programação de desligamentos no site www.copel.com, ou por meio do aplicativo Copel Mobile.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade